Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Faça a distinção entre a ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
Resposta: A ação instintiva é rígida por leis biológicas, idênticas na espécie e inováveis de indivíduo para individuo. Arigidiz do instinto da ilusão de perfeição, já que o animal executa certos atos com extrema habilidade. Os atos permanecem as mesmas ao longo do tempo, salvo no que se refere as modificaçõesdecorrentes da evolução das espécies e das mutações genéticas. Os atos instintivos ignoram a finalidade da própria ação. Em contrapartida, o ato humano voluntaria é consciente da finalidade, isto é, o atoexiste antes como pensamento, possibilidade e a execução da escolha da escolha para chegar no seu determinado objetivo. Já na ação inteligência ao contrario da rigidez dos reflexos e dos instintos, ainteligência da uma resposta ao problema ou a situação nova de maneira improvisada e criativa.
2- Em que sentido a diversidade cultural é um fato?
Resposta: Variam as formas de pensar, de agir, devalorar; são diferentes as expressões artísticas e os modos de interpretação do mundo, tais como o mito, o senso comum, a filosofia ou a ciência. Vale lembrar que a ação cultural é coletiva, por serexercida como tarefa social, pela qual a palavra toma sentido pelo dialogo.
3 - Como é possível, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e de exemplos.
Resposta: Devido àindividualidade de cada um diante das heranças sociais.
Exemplo: Mantemos sempre a nossa autenticidade, mesmo que tenhamos que cumprir regras de condutas pré-estabelecidas.
4 - Informe-se sobre a historia deTarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com a base nos relatos sobre a “menina-lobo” e de Hellen Keller, explique que essa historia é inverossímil.
Resposta:
5 - Um dia, em pleno sertão goiano, ia estecronista em busca de um grupo de índios apinaés acampados em local distante, para com eles complementar seus estudos etnográficos, quando a guia e companheiro de viagem, Aldirio, perguntou no meio...
tracking img