Controle estatistico do processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
. Apresentação
1.1 definições do problema
Foi identificado no contexto industrial que o processo produtivo é consideravelmente disperso, ou seja, não se tem o controle total parra que o meu processo realizado de forma eficaz hoje, venha com o mesmo parâmetro para amanhã, e que com isso consiga ser bem controlado e enxuto, evitando desperdícios e saindo com boa qualidade para o cliente.
Aqualidade nada mais é que um casamento entre o processo de produção e as exigências do consumidor em termos quantitativos, resumindo, a qualidade é a conformidade ás especificações.
Nos dias em que os processos produtivos estão extremamente acelerados, as linhas de produção cada vez mais contínuas, a concorrência está aumentando e a exigência do cliente também, as indústrias procuram métodos eferramentas para melhorar seus processos, ter mais rentabilidade no que é investido, atender cada vez melhor ao cliente e ganhar em produtividade.
O CEP é uma ferramenta que entra justamente para auxiliar na produção. Em 1930 essas necessidades começaram mais ênfase, e algumas fabricas americana começaram a usar o controle estatístico para melhorar seus processos. Hoje, podemos perceber que muitasempresas utilizam uma ou outra Ferramenta do CEP para auxiliar no controle da produção.
O controle estatístico entra com a função de agregar valores para a melhoria contínua de produtividade e qualidade do produto, porém para que ele seja realizado existem alguns fatores primordiais que precisam ser levados em conta, pois uma vez coletados dados inexatos e sem fundamentação, podem ser tomadas açõeserrados comprometendo a produção.

1.2 situações do problema.
[sintomas do problema] Estão sendo percebidos nos processos industriais grandes desperdícios de tempo, matéria-prima, setups e consequentemente percas de produtividade.
[Foco] atuar com o controle estatístico nos processos de produção da empresa com o objetivo de reduzir custos, desperdícios e aumentar a otimização de trabalhos.[problema] Que valor o CEP agrega ao ser implantado na produção?

1.3 Justificativa
Os processos industriais sofreram varias mudanças ao longo de toda a história e pode-se identificar hoje nas indústrias de melhorias continuas para que tanto a empresa leve um produto de qualidade para seu cliente, como também ela consiga ter o seu processo controlado cada vez mais.
O CEP [controle estatístico deprocesso] sendo ele uma ferramenta de qualidade entra com o objetivo de agregar valores no controle do processo, dando á empresa uma oportunidade de evitar desperdícios de insumos e aperfeiçoar o trabalho produtivo.
A execução do CEP agrega muito na produção, uma vez que com controle estatístico existem menos retrabalhos, os recursos disponíveis são melhores aproveitados e os funcionáriostrabalham com as metas bem mais específicas.

1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivo geral
Implantar o CEP nos processos produtivos industriais com o principal fim de, atingir melhores controles de produção, reduzindo, economizando e evitando desperdícios e geração de retrabalho.
1.4.1 Objetivo específico
• Analisar os processos produtivos das empresas
• Identificar os desperdícios
• Determinar ospontos críticos da produção
• Definir melhor caminha para implantar o CEP.

Duas revisões da literatura
2.1 Conceito e aplicações do CEP
O controle estatístico de processo é uma ferramenta da qualidade utilizada nas indústrias e nos processos produtivos com o objetivo de aumentar a economia evitando desperdícios de insumos e fazendo a otimização dos processos produtivos ganhando assim aindústria em produtividade.
Posteriormente o CEP traz menos retrabalho, aproveita melhor os recursos disponíveis e coloca os funcionários em um trabalho mais focado.
O CEP tem base em uma grande ciência de estudo que é a estatística. Segundo Profº Alberto W. Ramos estatística é ‘‘ ciência que estuda variação, auxiliar a descobrir as causas da variação permitindo tomar ações com base fatos e não...
tracking img