Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia
* Ilustração: Século das Luzes: como por designações sugerem, trata-se do otimismo em reorganizar o mundo por meio da razão.
* A filosofia do Iluminismo sofreu a influência darevolução cientifica.
* A ciência seria responsável pelo aperfeiçoamento da tecnologia, o que provocou no ser humano o desejo de melhor conhecer a natureza.
Kant: o criticismo
* Kant coloca arazão em um tribunal para julgar o que se pode se conhecido que tipo de conhecimento não tem fundamento.
* Pretendia superar a dicotomia racionalismo-empirismo.
* Kant explica que o conhecimento éconstituído de algo eu recebemos de fora, da experiência(a posteriori) e algo que já existe em nós ( a priori)
* O que vem de fora é a matéria do conhecimento
* O que vem de nós é a forma doconhecimento
* A sensibilidade é a faculdade, pela qual obtemos as representações exteriores
* Formas de priori da sensibilidade: O espaço e o tempo não existem como realidade externa
* Asformas de priori do entendimento: São as categorias, dentre elas podemos destacar 3: a substancia, a causalidade e a existência
* significa dedicação, engajamento a uma Doutrina, a uma Causa, umCompromisso com um “Ideal”, sem que exista interesse material ou, até mesmo, anseio pela imediata concretização daquele “Ideal”.
* A ideia-chave do Positivismo Comteano é a Lei dos Três Estados,de acordo com a qual o homem passou e passa por três estágios em suas concepções, isto é, na forma de conceber as suas ideias e a realidade:
* Teológico: o ser humano explica a realidade por meiode entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos?" e "para onde vamos?"; além disso, busca-se o absoluto;
* Metafísico: é uma espécie de meio-termo entrea teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o Éter", "o Povo", "o Mercado financeiro", etc. Continua-se a procurar responder a questões como...
tracking img