Estrategia de marketing para a comercializacao do tomate no distrito de mocuba mocuba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ZAMBEZE
FACULDADE DE ENGENHARIA AGRONOMICA E FLORESTAL

CADEIRA: Comercialização e Marketing

TRABALHO SEMESTRAL

TEMA:
Estratégia de Marketing para a comercialização do tomate no distrito de Mocuba.


NOMES:
Ionilde Gerson Januário Cuinhane
Rainha A. S. A MagalhãesDOCENTE RESPONSAVEL:
DR. Fernando Martinez


Mocuba, Setembro de 2012


1- INTRODUÇÃO

 Generalidades
O tomate é o fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). Embora coloquialmente considerado verdura, é, na verdade, um fruto.De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis.Originário das Américas Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo, (Kader, 2002).

 Origem do tomate
O tomate (Solanum lycopersicum ) é originário da Cordilheira dos Andes daAmérica do Sul, do Equador Central através do Peru ao Norte do Chile.

 Domesticação do tomate
Pensa-se que a sua domesticação ocorreu no México e dai se espalhado pelo mundo todo.


 Descrição botanica

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Solanales
Família: Solanaceae
Género: SolanumEspécie: S. lycopersicum



 Usos

Polpa do fruto consumida "in natura", na culinária domestica compondo 2temperos diversos, saladas, "tira-gosto"; na indústria é matéria-prima para sucos, para molhos, para massas em culinária e outros. Admite-se uso medicinal.

 Valor Nutricional
Segundo Snowdon (1991) O consumo do tomate é recomendado pelos nutricionistas por ser um alimento rico emlicopeno (média de 3,31 miligramas em cem gramas), vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.
O tomate é composto principalmente de água, possuindo, aproximadamente, catorze calorias em cem gramas, somente. Alguns estudos comprovam sua influênciapositiva no tratamento de câncer, pois o licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado eficiente na prevenção do câncer de próstata e no fortalecimento do sistema imunológico.
De 1986 a 1998, a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou os hábitos de 50 000 homens. Segundo os resultados da pesquisa, os homens que consumiam molho de tomate duas vezes por semana tiveram 23 por centomenos incidência de câncer do que outros. A pesquisa concluiu, ainda, que os benefícios podem ser maiores caso o tomate seja cozido, acompanhando um pouco de azeite.


 Necessidades da Planta

 Clima: tropical (de altitude), sub-tropical, fresco, seco, alta luminosidade, planta precisa de variação de temperatura 20-25ºC no dia e 11-18ºC à noite; acima de 35ºC há prejuízo na frutificação,temperaturas baixas retardam germinação e desenvolvimento produzindo frutos mal-formados, ocos, leves. Chuvas: excessivas também prejudicam desenvolvimento e frutificação; planta requer em torno de 1.000 mm/ano bem distribuídos e, de ordinário, é plantado sob irrigação. Kader (2002)

 Solos: Permeáveis, profundos, boa drenagem e fertilidade, com bom teor de Ca e Mg, pH 6-6,5, areno-argilosos.Evitar plantios em terrenos inclinados, expostos ao vento frio, gargantas, baixadas frias. Solos excessivamente compactados, sujeitos a encharcamento são evitados.









1.1-Problema de estudo e justificação
À semelhanca de todo pais, a agricultura de Mocuba, e, o cultivo do tomate, em particular, é predominantemente de sequeiro. A oferta deste produto nos mercados locais oscila...
tracking img