Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1745 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É FILOSOFIA E OS SEUS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS.
A filosofia nos permite e nos da oportunidade de realizar o pensamento de uma maneira bem pessoal. A implantação no currículo escola tem um extrema importância e fundamento ,no sentido de colaboração na formação da personalidade e desejos. E para ter uma compreensão fecunda no ensino da filosofia é necessário.
A filosofia é o conhecimentodas coisas pelas causas, pelas razões: a saber, como ciência, nos diz que a coisa conhecida não só é assim, como nos aparece, mas tem de ser necessariamente assim. E distingue-se do saber vulgar, da opinião, que nos diz que as coisas conhecidas estão de uma determinada maneira, mas não dá a razão pela qual estão necessariamente assim. Daí o saber vulgar, a opinião, não ser estável e segura, mesmoquando verdadeira. A filosofia, portanto, ainda que coincida, materialmente, com o assim chamado bom senso, senso comum – que pertence à opinião – dele formal e essencialmente se diferencia pela sua certeza absoluta. Apesar de a filosofia ser uma disciplina a priori, a informação empírica pode ser relevante em muitas das suas áreas. Essa informação, contudo, é geralmente fornecida pelas outrasdisciplinas, e não pela filosofia em si.
E para ter uma compreensão fecunda do ensino da filosofia é necessário distinguir cuidadosamente as competências filosóficas da informação histórica, e a leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua mera compreensão

Sentido da palavra "filosofia"
A palavra "filosofia" tem que designar algo. Não vamos ver o que é esse algo que a palavradesigna, mas simplesmente assinalá-lo, dizer: está aí.
Evidentemente, todos sabemos o que a palavra "filosofia", na sua estrutura verbal, significa. É formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria. Porém este significado dura na história pouco tempo. Em Heródoto, em Tucídides, talvez nos pré-socráticos, uma ou outra vez, durantepouco tempo, tem este significado primitivo de amor à sabedoria. Imediatamente passa a ter outro significado: significa .a própria sabedoria. De modo que, já nos primeiros tempos da autêntica cultura grega, filosofia significa, não o simples afã ou o simples amor à sabedoria, mas a própria sabedoria.

O desafio de Ensinar Filosofia
Vimos que a natureza da filosofia nos mostra sériasdificuldade ao seu ensino. A filosofia é fundamentalmente discussão de ideias e as instituições de ensino podem não estar vocacionadas para passar de uma maneira mais clara. Mas este não é o único obstáculo ao ensino da filosofia; a própria cultura em que estamos envolvidos pode ser um obstáculo à filosofia. Se vivermos numa cultura autoritária, teremos dificuldade em questionar os grandes filósofos dopassado.
Em vez de ler ativa e filosoficamente um texto filosófico, faremos uma leitura na qual nunca se investiga cuidadosamente se as ideias do filósofo são plausíveis ou se os seus argumentos são cogentes. Cada filósofo será uma espécie de paradigma incomensurável, perdendo nós o direito a procurar refutá-lo, ou criticá-lo. Essa atitude será vista como arrogância. Contudo, não se vêDescartes, Aristóteles ou Kant a fazer apenas comentários historiográficos de textos filosóficos. Vemos, pelo contrário, que estes filósofos defendem as suas próprias ideias, e procuram eventualmente refutar ou melhorar as ideias dos seus antecessores. É isto que é fazer filosofia. Mas se vivermos numa cultura autoritária, teremos dificuldade em filosofar porque teremos dificuldade em assumir umaatitude crítica perante as ideias dos filósofos.
Portanto, fica claro que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. E se desejarmos sermos professores de filosofia devemos estar preparados para mostrar o encontro da filosofia com todas as outras disciplinas, e não só nos preocuparmos com conteúdos, mas também com elementos...
tracking img