Carl gustav jung

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniban-Anhanguera Campo Limpo

Psicologia 2° semestre

Processos Psicológicos Básicos I
Prof.ª Ana Lucia Souza

Delça Lima dos Santos RA:4243834698
Fernanda Santos Amaro Silva RA:1299876270
Jandira Oliveira de Figueiredo RA:4210781491
Talita Gomes Francisco de Paula RA:1299884152


SãoPaulo, agosto de 2012
Uniban-Anhanguera Campo Limpo

Psicologia 2° semestre

Processos Psicológicos Básicos I
Prof. Ana Lucia Souza

Trabalho proposto ao grupo pela Prof.ª Ana Lucia Souza como avaliação parcial da disciplina de Processos Psicológicos básicos I

São Paulo, agosto de 2012.
Se este anexo tiver imagens, elas não serão exibidas. Baixar o anexo original
PROCESSOS SENSAÇÃO EPERCEPÇÃO
Sensação
É o impacto do corpo exterior, é a reação física ao mundo diante da resulta na ativação das áreas do córtex cerebral. E uma vivência bem simples, que produz um estímulo tanto externo, como interno: luz, som, calor entre outras, tudo através pelo sistema nervoso. Nosso corpo recebe infinitos números de estímulos (sensações), sendo que interpretamos somente os necessários, pois osestímulos são iguais para todos, o que muda é a percepção. Resulta do primeiro contacto com a realidade, captação pura e simples de um objeto sensorial. É um estado bruto e imediato, cujo papel principal é proporcionar à percepção os dados de que necessita. Realiza-se através dos sentidos. Apenas podemos falar de sensações e nas percepções se as consideramos em si, temos as principais que são:Visuais, auditivas, tácticas, gustativas e olfativas.
Sensação Visual
É um órgão sensorial que controla as sensações visuais (olhos). Quando os olhos captam raios de luz é nítida na retina, a parte de trás dos olhos está formada por milhares de células. Na retina há duas espécies de células, que são os cones e bastonetes. Alguns dos cones são sensíveis à luz vermelha, outros a luz verde.
SensaçãoAuditiva
E o órgão que predomina a sensação auditiva (ouvido). As vibrações que chamamos de som, entra no nosso ouvido, que faz o tímpano vibrar, e com isso são vibrados três ossos a mais que se chamam ossículos (martelo, bigorna, estribo) que juntos enviam vibrações para a cóclea. Cóclea é um órgão com água que detecta a frequência do som, já o córtex cerebral é responsável por reconhecer osom para ai sim termos uma sensação auditiva.
Sensação Olfativa
Essa é responsável pelo olfato, parte do sistema respiratório. As moléculas (cheiros) são inaladas pelo nariz que é um conjunto de varias células chamado epitélio olfativo. Temos também o bulbo olfativa que envia sinais elíticos ao cérebro.
Sensação Gustativa
Essa é pelo gosto, que podemos saber se aprecia um determinado tipo dealimento. Os receptores do paladar detectam químicos dos alimentos dissolvidos na saliva.Quando se detecta o alimento pelos receptores está enviando sinais ao nosso cérebro.
Sensação Táctica
Esse sentido esta em toda a pele aonde tem milhares de nervos, que conforme a pressão envia sinais ao cérebro.
Sensação espacial
É o sentido do equilíbrio, com a sensação de lateralidade, de cima e em baixo.Esse sentido é responsável pela sensação de elevação, queda e tontura, esse sentido funciona através de um sistema menusailo que existe no interno do ouvido.

Percepção
Na psicologia a percepção é a ciência cognitiva, a função cerebral significa estimulo sensoriais. Através da percepção são interpretadas impressões sensoriais, onde consistem informações pelos sentidos e pode ser estudadaestritamente biologia ou fisiologia, a percepção também evolve os processos mentais, como a memória e outros aspectos. A percepção é um processo psicofisiológico através do qual o sujeito organiza e interpreta os estímulos do meio que foram captados através dos órgãos dos sentidos (sensação), permitindo-nos identificar os objetos e acontecimentos significativos.
A percepção é um processo mais antigo...
tracking img