Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não estou aqui para duvidar de ninguem, mas sentir Deus, ou sua presença vem desde os tempos de nossos ancestrais.

Pessoas sensíveis tem maior facilidade para aceitarem um Deus, e pessoas mais céticas tem mais facilidade para aceitarem que tudo veio de um único ponto ou sempre existiu sem a necessidade de Deuses. Apenas visões diferentes...

Pulsar, a ciência não afasta o homem de Deus! Nãoconfunda ciência com cientificismo. As idéias de Augusto Comte sobre a teoria dos três estados estão mais para "propaganda da ciência" do que para ciêcia! E fé cristã não é incompativel com a evolução biológica!
Um Feliz Ano Novo!
Estimado Pulsar,
A fé cristã não precisa tomar toda a literatura do Antigo Testamento como verdade científica! Há vários gêneros literários na bliblia. Sobre a criação, paraa fé cristã (e judaica) Deus é o criador, quando ao método, não é relevante! Quan to ao mito da "queda" o relevante é saber que o ser humano deve superar seus problemas, sua inclinação à violência, à vingança, e aceitar que Deus em Cristo nos concede perdão e esperança de vida renovada!

Pulsar, a figura de um Deus na vida de algum humano é importante. Não importa de onde seja esse Deus e nem deonde ele veio. É importante uma pessoa acreditar em alguém que ela julga superior. Isso ajuda a pessoa a conviver melhor em sociedade. Quem não acredita em nada está mais suscetível a se transformar em indíviduos em que a vida dos outros pouco importa para ele. Nós temos que dá graças a Deus quando encontramos alguém e sabemos que esse alguém acredita em Deus ou em Buda, ou em Maomé, ou em NossaSenhora da Aparecida, etc.... desde que essa pessoas não façam mal a ninguém acreditando que fazer o mal vai desagradar à sua divindade ou o santo que ela acredita. Você sabia que muita gente não sai por aí mantando, roubando, estuprando, etc... por causa de Jesus Cristo? Pensa bem. É isso que é importante. Acreditem em quem quiser, desde que isso contribua para o nosso sossego.

---

O Mito Hoje.E hoje, os mitos são diferentes? O pensamento crítico e reflexivo, que teve início com os primeiros filósofos na Grécia do século VI a.C.., e o desenvolvimento do pensamento científico a partir do século XVII, com a Idade Moderna, ocuparam todo o lugar do conhecimento e condenaram à morte o modo mítico de nos situarmos no mundo humano?
Essa é a posição defendida por Augusto Comte, filósofo francêsdo século XIX, fundador do positivismo.
Essa corrente filosófica explica a evolução da espécie humana em três estádios o mítico (teológico), o filosófico (metafísico( e o cientifico. Este último é apresentado como o coroamento do desenvolvimento humano, que não só superior aos outros, como é o único considerado válido para se chegar à verdade.
Ao opor o poder da razão à visão ingênua oferecidapelo mito, o positivismo empobrece a realidade humana. O Homem moderno, tanto quanto o antigo, não é só razão, mas também afetividade e emoção. Se a ciência é importante e necessária ao entendimento do mundo, não oferece a única interpretação válida do real. Ao contrário, a própria ciência pode virar um mito quando somos levados a acreditar que ela se constitui à margem da sociedade e de seusinteresses, que mantém total objetividade e que é neutra.
Negar o mito é negar uma das expressões fundamentais da existência humana. O mito é a primeira forma de dar significado ao mundo fundada no desejo de segurança, a imaginação cria história que nos tranqüilizam, que são exemplares e nos guiam no dia-a-dia. Continuamos a fazer isso pela vida afora. Independentemente de nosso desenvolvimentointelectual. Essa função de criar fábulas subsiste na arte popular e permeia a nossa vida diária.
Hoje em dia, os meios de comunicação de massa estimulam os desejos e anseios que existem na nossa natureza inconsciente e primitiva.
Os super-heróis dos desenhos animados e dos quadrinhos, bem como os personagens de filmes como Rambo. Os intocáveis e outros, passam a encarar o Bem e a justiça e assuem a...
tracking img