Arte de argumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Arte de Argumentar

Por que aprender a Argumentar?

É pela acelerada expansão do mundo globalizado e da intensificação das relações humanas que a necessidade de se saber argumentar se faz tão inegável. A educação desestimulante, a massificação das idéias, a interferência da opinião pública na vida de todos e a ampliação da importância da mídia faz com que as pessoas cada vez mais sesintam acompanhadas de uma forte solidão, de tal forma que, para melhorar a relação das pessoas com o mundo ao seu redor, é indispensável o aprimoramento das formas de relações humanas, baseado na capacidade argumentativa, que serve não para a manipulação das pessoas, mas para alcançar a felicidade.

Gerenciando Informações

O gerenciamento de informações é utilizado para gerarconhecimento, criação de pontos de vista pela mídia da forma mais favorável a ela, ou seja, pode ser um processo de manipulação da história, do presente e da forma como veremos e agiremos no futuro.
É muito importante que não se deixe manipular por determinado gerenciador de informações, para tanto, deve-se buscar diversos meios de alcançar conteúdo, merecendo destaque os livros clássicos.Gerenciando Relações

A intensificação das relações humanas no mundo, a globalização e a crescente pressão exercida pela mídia que nos bombardeia com suas informações são motivos bastante fortes para que aprendamos a gerenciar relações, valorizando o lado afetivo e humano, como pode ser feito através de simples “bom dia”, “boa tarde”, “por favor”.
Há diversas pessoas que são ricas, famosase bonitas, mas que são infelizes por não saberem ou não conseguirem uma boa relação com seus pares. Há ainda o medo da aproximação ao ponto da intimidade entre as pessoas, mesmo aquelas que muito conversam sobre diversos assuntos. E dessa forma, nos relacionamentos com os outros, que nos construímos como pessoas humanas e criamos condições para a felicidade.
A mente humana tem o poder deaprisionar ou libertar. Exemplo concreto é o de tribo na qual a simples ordem “morra” do chefe a um homem tinha o poder de fazê-lo verdadeiramente morrer, pois assim achavam os homens, que a palavra do chefe tinha o poder de matar.

Argumentar, Convencer, Persuadir

“Argumentar é a arte de convencer e persuadir. Convencer é saber gerenciar informações, é falar à razão do outro,demonstrando, provando (...). Persuadir é saber gerenciar relação, é falar à emoção do outro”.
A principal diferença é que convencer é mudar a idéia de uma pessoa; persuadir mexe no campo da emoção, é fazer outra pessoa agir.

Um pouco de História

A retórica surgiu em Atenas e foi criada pelos sofistas, que dominavam a arte de argumentar. Para eles, o mais importante era a capacidade depersuadir o outro de modo a acreditar em qualquer que fosse o seu ponto de vista, independentemente da verdade.
Para Protágoras, o verdadeiro sábio era aquele capaz de julgar as coisas segundo as circunstâncias em que elas se inserem, e não aquele que pretende expressar verdades absolutas. Porém, para os retóricos, havia apenas o verdadeiro ou falso, o bom ou o mau; ou seja, a teoria dosparadigmas, das verdades universais.

Tarefas da Retórica Clássica: a retórica clássica se incumbia da tarefa de descobrir temas conceituais para discussão.

Senso Comum, Paradoxo e Maravilhamento: toda a nossa vida é regida por determinações prévias que apreendemos do mundo à nossa volta. Dentre os discursos a que somos submetidos, o mais importante é o “Discurso do Senso Comum“, o qualpermeia todas as classes sociais e forma a opinião pública. Criar Paradoxos era uma tática utilizada pelos retóricos para fazer com que seus ouvintes experimentassem do Maravilhamento, que é a capacidade de voltar a se surpreender com aquilo que o hábito vai tornando comum.

Condições da Argumentação
O primeiro passo para se iniciar uma argumentação é a boa estruturação e definição...
tracking img