Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual

| Atividade de Avaliação a Distância |

Disciplina: Filosofia
Curso:Gestao Financeira
Professor: Flavio Alexandre Hobold
Nome do aluno:
Data: 10/05/2011

1-A tese pré-Socratico Heraclito consciente de que o individuo e as coisas mudam constantemente .De que nada é estático e permanente.

A realidade, para Heraclito,é a harmonia dos contrários , que não cessam de se transformar uns nos outros. Se tudo não cessa de se transformar perenemente, como explicar que nossa percepção nos ofereça as coisas como se fosse estáveis, douradora e permanentes?

Para Heráclito de eféso, o conhecimento através da percepção pode ser enganoso porque os sentidos experimentam apenas o que está estático, e isto, éinternalizado dentro do individuo não sendo a realidade pura. O conhecimento segundo ele pode ser adquirido através do pensamento que consegue alcançar as mudanças contínuas. Para Parmênides, dizia que só podemos pensar naquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo, ou seja, o pensamento não pode pensar sobre coisas que são e não são.

Para a filosofia aristotélica o conhecimento se distingue pelaausência ou presença do verdadeiro ou pela ausência ou presença do falso. Segundo esta filosofia, as quatro formas de conhecimento são: crença, opinião, raciocínio e intuição intelectual.
Segundo Aristóteles, o conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações trazidas por todos os graus: sensação, percepção, imaginação, memória, raciocínio e intuição.
Para os antigos, o que adescoberta dos filósofos era o de mais importante até então. A construção de com o era adquirido o conhecimento desde a ontologia até a experimentação acerca das coisas, da relação entre homem e objeto. Porém, o cristianismo trouxe uma mudança significativa neste pensamento que rompeu com a idéia grega de participação direta e hamoniosa entre o nosso intelecto e a verdade, nosso ser o mundo.2. Ao longo da história da filosofia, podemos constatar inúmeras correntes de pensamento construídas para ajudar a humanidade a compreender melhor a sua existência e o mundo em que vivemos. A corrente filosófica fenomenológica tem por objetivo estudar os fenômenos ou um conjunto de fenômenos que se manifestam ou aparecem aos sentidos ou à consciência. Desse modo, faça uma pesquisa sobre a correntefilosófica “Fenomenologia” e sobre a vida e obra de seus principais expoentes. Em seguida elabore uma análise crítica, levando em consideração o item abaixo:

- A teoria defendida pela corrente Fenomenológica e a possibilidade de utilizá-la na atualidade;

2- Seus expoentes foram Husserl e pela Pisicologia da Forma ou teoria de Gestalt mostraram que não há diferença entre sensação epercepção que até então era defendida pelo Empirismo e Intelectualismo tendo algumas divergências.
Para os Empiristas, a sensação e a percepção dependem das coisas exteriores, sendo causadas por estímulos externos agindo sobre nossos sistema nervoso, ou seja, uma associação de percepções.
Para os intelectualistas, a sensação e a percepção dependem do sujeito do conhecimento e a coisa exterior é apenas aocas
ião. Ou seja: sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do sujeito para decompor um objeto em suas qualidades simples (sensação) e de recompor o objeto como um todo, dando-lhe organização e interpretação (percepção).
Para a corrente fenomenológica, sentir e perceber formam totalidades estruturadas dotadas de sentidos ou de significados. Na percepção, o mundo possui formae sentido e ambos são inseparáveis do sujeito da percepção.
O mundo percebido é um mundo intercorporal, isto é, as relações se estabelecem entre nosso corpo, os corpos dos outros sujeitos e os corpos das coisas, de modo que a percepção é uma forma de comunicação que estabelecemos com os outros e com as coisas.
Quando percebemos uma outra pessoa, por exemplo, não temos uma coleção de...
tracking img