Identificando oportunidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Idéias x Oportunidades.

A atividade empreendedora envolve identificar oportunidades dentro do sistema econômico. O empreendedor percebe o que cliente necessita e, em seguida, diferencia o produto ou serviço para ele.
Uma idéia parada não vale nada, mas uma idéia em movimento sim, que cresce e contamina todos os que entram em contato com ela.
Uma idéia contagiante começa com um manifestode idéia, um ensaio, lógico e poderoso, que reúne uma série de idéias existentes e as transformam em uma idéia nova e mais ampla, mais unificada e atraente. Às vezes esse manifesto assume o formato de um ensaio escrito. Também pode ser uma imagem, uma canção, um produto ou um processo eficiente e eficaz.
O empreendedor preenche as deficiências do mercado com a oferta de novos produtos e serviços.O empreendimento envolve as “atividades necessárias para criar ou continuar uma empresa onde os mercados ainda não estejam bem estabelecidos ou definidos claramente e/ou em que parte relevante da função de produção não está completamente conhecida ou estabelecida”.

2. Timing” da Idéia
- Significa o momento em que a idéia foi gerada;
- Aplicável principalmente em áreas de tecnologia;
-Preocupação está no ciclo de vida dos
produtos/serviços.

Outro fator que deve ser considerado é o timing da idéia (momento em que a idéia foi gerada). Principalmente em empresas de base tecnológica o timing é crucial, pois a tecnologia evolui muito rapidamente e, com isso, o ciclo de vida de produtos de base tecnológica é cada vez mais curto, exigindo ainda maior inovação e agilidade das empresaspara se manterem competitivas no mercado.
Já nos mercados que evoluem em menor velocidade que os de alta tecnologia o que mais importa é o serviço prestado ao cliente.

3. O novo empreendedor

A experiência como um ramo diferencial

Procure criar negócios em áreas que você conhece em que já tem alguma experiência, já trabalhou, ou tem sócios que já trabalharam no ramo. Não arrisque tudoem negócios cuja dinâmica do mercado e forma operacional de tocar a empresa você desconhece, só porque simpatiza com o assunto, ou porque é uma área na qual você poderá ganhar muito dinheiro. Lembre-se que em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é conseqüência disto.
O que deve ficar claro é que o empreendedor deve pensar muito bem em que vida quer levar, projetandomentalmente as dificuldades pelas quais passará e se está disposto a encarar o desafio.

4. Avaliando uma oportunidade

Novas idéias só surgem quando a mente da pessoa está aberta para que isso ocorra, ou seja, quando está preparada para experiências novas. Assim, qualquer fonte de informações pode ser um ponto de partida para novas idéias e identificação de oportunidades.
Informação é a base denovas idéias. Estar bem informado é o dever de qualquer empreendedor. Atualmente, a informação está ao alcance de qualquer pessoa, em diversas formas e veículos diferentes. O difícil é selecionar a informação relevante, que realmente importa. As pessoas tendem a dar mais importância àquilo que mais gostam, excluindo ou não notando potenciais oportunidades em seções de jornais que não lêem, programasde televisão que não assistem, sites de internet que não acessam... Isto é natural. Mas o empreendedor curioso e criativo sempre está à procura de novas oportunidades e atento ao que ocorre à sua volta.
Apesar de existirem muitas fontes de informações, identificar uma nova oportunidade pode não ser fácil. No entanto, existem algumas dicas que auxiliam o empreendedor nesta tarefa. Uma das maisconhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias é o método de brainstorming (tempestade de idéias), que se baseia no fato de as pessoas serem estimuladas a gerar novas idéias quando estão em grupo, reunidas com outras pessoas. Para não se perder, o grupo define algumas regras básicas, mas sempre evitando inibir a criatividade dos demais. Ao final, muita coisa não é...
tracking img