Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Príncipe , Maquiavel - Capítulo: 25: O poder da sorte sobre o homem e como resistir-lhe

Na visão de Maquiavel, tudo que acontece conosco é atribuído à sorte, mas metade disso podemos controlar.Para ele a sorte é como um rio, que quando este corre calmamente podemos construir diques e barragens para que quando as águas vierem com fúria, sejam desviadas e seu ímpeto seja menos selvagem edevastador.

"[...] o Príncipe que baseia seu poder inteiramente na sorte se arruína quando esta muda. Acredito que é prudente quem age de acordo com as circunstancias, e da mesma forma é infeliz quemage apondo-se ao que o seu tempo exige."

O tempo vai determinar como que cada Príncipe deve agir, contudo deve-se agir no tempo certo e sempre preparado para quando a sorte variar, assim Maquiavelaconselha ser impetuoso a cauteloso com a sorte.

O Príncipe , Maquiavel - Capítulo 26: Exortação à libertação da Itália, dominada pelos bárbaros

Neste ultimo Capítulo Maquiavel expressa o seuanseio pela libertação de sua pátria, a Itália.

"[...] agora, quase sem vida, a Itália espera por quem lhe possa curar as feridas e ponha fim à pilhagem na Lombardia, à rapacidade e à extorsão noreino de Nápoles e na Toscana, curando-a das chagas abertas há tanto tempo. Pede a deus que lhe envie alguém capaz de libertá-la dessa insolência, dessa Barbara crueldade. Esta disposta a seguir umabandeira, desde que alguém a empunhe."

Maquiavel deixa explícito neste Capítulo que seu desejo é que Lorenzo de Medici se torne o soberano da Itália daqueles tempos, deixando claro também o principalmotivo de ter escrito O Príncipe , um manual para que Lorenzo de Medici reine com êxito na Itália:

"Não se deve, portanto deixar que se perca esta oportunidade; a Itália, depois de tanto tempo,precisa encontrar seu libertador."

"Que vossa ilustre família possa, portanto, assumir esta tarefa com a coragem e as esperanças inspiradas por uma causa justa, de forma que, sob sua bandeira, nossa...
tracking img