Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA
* As 13 colônias inglesas na América do Norte

Quando a Inglaterra se lançou à conquista colonial, no inicio do século XVII, o território da América tropical já estava sendo explorado por portugueses e principalmente espanhóis. As primeiras tentativas ocorreram entre 1584 e 1587, quando foram enviadas três expedições colonizadoras inglesas à América do Norte, sob comando de sirWalter Raleigh, resultando em grande fracasso,  devido à violência dos povos nativos.
As 13 colônias inglesas
Essas colônias, situadas ao sul do território inglês da América do Norte, tem sido consideradas colônias de exploração, semelhantes ao estilo predominante nas colônias portuguesas e espanholas, no sentido de terem se fundado economicamente no regime de plantation.
A colonização dosterritórios mais ao norte, tinha características bastante diferentes, nessa região concentravam-se os colonos vitimados pela perseguição religiosa.
Nas décadas seguintes, novas colônias próximas a essas foram sendo fundadas, caracterizadas pela pequena e media propriedade e produção para subsistência da comunidade de colonos e para o mercado interno, distinguindo-se daquelas mais ao sul.
Éimportante observar que tanto na América ibérica como na América inglesa existiram iniciativas de formação de núcleos de povoamento e também atividades em que se utilizava mão-de-obra escrava. De fato, a grande diferença entre ingleses e ibéricos em seus domínios americanos centrou-se na forma como as Coroas metropolitanas se impuseram no processo de colonização.
Na verdade, já existia uma certaautonomia econômica e política, pelo menos entre as colônias da Nova Inglaterra. Nesse momento, buscou-se uma redefinição do papel das colônias, sujeitando-as a uma política fiscal inglesa e impondo o fim de suas liberdades comerciais e políticas.

O ILUMINISMO
* A emergência do iluminismo
A partir do final do século XVIII, a burguesia foi se equipando com armas teóricas que serviriam paraquestionar o poder dos reis absolutistas,justificar a revolução e criar uma nova ordem política. Iluminismo é o nome que se dá à ideologia que foi sendo desenvolvida e incorporada pela burguesia com base nas lutas revolucionarias do final do século XVIII.
 René Descartes que lançou as bases do racionalismo como a única fonte de conhecimento. Ele convenceu-se de que a unia verdade possível era suacapacidade de duvidar reflexo da sua capacidade de pensar. Sua teoria passou a ser resumida na frase ‘Penso, logo existo’. Ele também era deísta.
Isaac Newton interpretava as leis da natureza e as expressava de forma matemática, sugerindo a possibilidade de que houvesse também leis que governassem a sociedade. As bases da investigação das leis da sociedade, sendo, por isso, considerado oresponsável pelos princípios da filosofia política iluminista.
Para garantir que todos os indivíduos usufruíssem seus direitos, os homens criaram os governos.
Por meio do consentimento da maioria, o governante recebia autoridade e o dever de garantir os direitos das pessoas. Seria um contrato entre governante e governado, a principio como também havia proposto Hobbes.

* “O Século das Luzes”Um dos maiores nomes do Iluminismo foi o do francês Voltaire, que criticava ferozmente a Igreja e o clero, sendo, contudo deísta. Ele acreditava ser a livre expressão um dos direitos naturais do homem, condenando firmemente a censura. Durante sua vida, Voltaire buscou aproximar-se de vários monarcas absolutistas europeus, sugerido reformas como conselheiro. O movimento reformista inspirado emsuas idéias recebeu o nome de despotismo esclarecido.
O barão de Montesquieu, foi o autor de O Escrito das Leis, obra na qual propunha a divisão dos poderes em três instancias: executivo, legislativo e judiciário.
 Dessa forma o governante seria um simples executor da vontade da sociedade, conforme as leis redigidas por um corpo de legisladores e julgada pelos tribunais, o que limitaria o poder...
tracking img