Europa medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EUROPA MEDIEVAL: SOCIAL, POLÍTICA ECONÔMICA E ADMINISTRATIVA.

Os "bárbaros", se assim podemos chamá-los, eram povos que na visão do Império Romano, não possuía a cultura Greco-romana. Essespovos migraram em direção ao Ocidente, primeiramente no século III, se estabelecendo nas fronteiras do Império Romano do Ocidente, onde muitos foram utilizados como soldados do exército romano.
Dentre ospovos "bárbaros" que penetraram no ocidente, os mais importantes foram os germanos e os francos, pois deram grandes contribuições para a formação da Europa feudal. As invasões bárbaras, ocristianismo e o feudalismo foram os principais elementos que se fizeram presentes na sociedade política medieval. Esse sistema era caracterizado pela fragmentação do poder político nos feudos, pela existênciade uma entidade superior com o monopólio do conhecimento baseado na revelação - A Igreja - que se traduz no predomínio do religioso sobre toda a sociedade.
Na dinastia carolíngia, Carlos Magno, reidos Francos assumiu o trono e governou até 814, onde realizou muitas conquistas, expandindo as fronteiras do império. Com isso Carlos Magno com o apoio da Igreja, garantiu a dependência entre podercentral e a nobreza. Porque parte das terras conquistadas eram doadas à aristocracia que por sua vez tinha um compromisso de lealdade para o rei-susserano. As vitórias de Carlos Magno expandiram não sóseu território, mas também a fé católica sobre as outras religiões.
A igreja exerceu o monopólio da ideologia, controlava o ensino e o domínio sobre as obras escritas. As escolas pertenciam à paróquiae seus professores eram os clérigos que ensinavam através de uma visão que colocava Deus como base de tudo. Exercia o poder tanto sobre os assuntos políticos como os assuntos da sociedade, lançandoassim mão de vários instrumentos de intimidação para impor sua autoridade. Um dos principais instrumentos usados pela Igreja ficou conhecido como a inquisição.
No final da alta Idade Média, a partir...
tracking img