Filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Competências
Ao nascer uma criança, carrega na sua bagagem um conjunto de competências inacabadas que serão moldadas pelo meio social em que se encontra. As competências perceptivas são aquelas emque predominam os órgãos sensoriais que tornam uma criança capaz de captar o mundo, através dos estímulos visuais, auditivos, tácteis e olfactivos. As competências cerebrais integram a maturação pré epós-natal dos mecanismos corticais, desenvolvendo os neurónios podendo assim se manifestar as capacidades especificamente humanas. As competências simbólicas incluem a capacidade para a criação desistemas linguísticos, uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento do pensamento e interacção com as pessoas. As competências relacionais são fruto das competências anteriores, ou seja, atendência para a relacionação em que a criança desde cedo revela sensibilidade e abertura ao ser humano.
No entanto estas competências necessitam de um meio social propicio para o desenvolvimento destas.As crianças selvagens
Estas crianças são resultado da ausência de um meio social para o se desenvolvimento bloqueando assim as potencialidades hereditárias. O atrofio das capacidades, tais como,falar, caminhar de é, devem-se á ausência de estimulação social e humana durante os primeiros tempos de vida. Capacidades estas que mesmo procedendo a uma reeducação apenas se obtêm resultados parciaise nunca a uma adaptação correcta e ajustada ao convívio humano, pois o período de maturação das estruturas biológicas herdadas já tinha sido ultrapassado.
Se, desde o nascimento estas crianças setivessem integrado em grupos sociais, o rumo das suas vidas seria outro. Isto não significa que o desenvolvimento social seja factor definitivo pois o ser humano consegue construir a suaindividualidade, ou seja, uma diferenciação perante os indivíduos que o rodeiam.
Socialização
Desenvolvendo-se no convívio humano, a criança aprende a comportar-se tendo como referencia certas normas e...
tracking img