Macro ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O macro ambiente influencia nas decisões.
Para que a empresa sobreviva às mudanças do macroambiente o foco tem de ser a necessidade do cliente, seu foco pode mudar, mas a necessidade é a mesma.
Escopo competitivo – as empresas conscientes ou não, estrategicamente ou não atendem determinado público alvo, vendem determinado produto e o negocio está direcionado a determinado mercado, toda empresaestá posicionada dessa forma – produto no mercado; púbico alvo e posição
A diferença está no fato de algumas empresas tomarem essas decisões de maneira pensada, elas se preparam para ocupar esse espaço por planejamento, outras acabam ocupando esse espaço por uma cadeia de casualidade, ela não escolhe estar ali – coisas acontecem, clientes tomam uma direção.
Qdo a empresa opta porescolher/planejar o espaço que vai ocupar a chance de sucesso aumenta, qdo ocorre por casualidade a chance de falir é muito grande.
Temos esses exemplos de acordo com marcas que qdo pensamos já vem uma marca na cabeça (sabão em pó – pensamos em OMO), sendo assim qto mais presente sua marca está na cabeça do cliente, provavelmente é pq o seu espaço no mercado está mais bem definido.
Outro exemplo é celular,pensamos em várias marcas ao mesmo tempo, pois as marcas estão se consolidando agora. A empresa que criou é a Motorola, mas hj as pessoas quase não a conhecem... outra marca é a Nokia que hj Tb não é mais tão comprada... o mercado é volátil, ou seja, muda.
Toda empresa ocupa um lugar, o que deve acontecer é ela se preparar/planejar/estruturar para ocupar esse espaço, de maneira que sempre ocupeesse espaço, é importante pq qdo ela escolhe o espaço, ela escolhe os melhores clientes, ela escolhe o segmento que dá o melhor retorno, ela escolhe o segmento que o produto dela é mais competitivo, e tudo isso facilita o negócio... o espaço que sua empresa decidiu ocupar é chamado de escopo competitivo – pois é nesse espaço que estão seus clientes, seus fornecedores, seus concorrentes, é onde iráacontecer as alterações provocadas pelo macroambiente.
Exemplo: calçados – para homens, para mulher e se decidem ser esportivos, sociais, infantis... o escopo competitivo é o pedaço do mercado para qual seu foco está dirigido, é o espaço que vc vai competir com seus produtos.
2 formas dela se relacionar com o mercado alvo amplo e alvo estreito. Qdo falo em alvo amplo estou me referindo a produtosconsiderados genéricos ou básicos, exemplo: refrigerante, pensamos em coca cola e não temos nenhuma restrição alguma para achar, de preço, sem restrição e por isso é alvo amplo pois qq pessoa pode comprar, pode querer... é diferente de pensar em coca cola light, que não agrada a todos, já que não é qq pessoa que quer. Qto maior a amplitude em termos de mercado, maior a qtde de clientes que podemosalcançar... o calçado feminino é alvo estreito pois só esse púbico pode comprar, nesse cenário a empresa tem de trabalhar basicamente com a economia de escala.
A economia de escala leva em consideração 2 variáveis: seu custo fixo e o volume de produção... aluguel é fixo, pois não varia devido ao volume...
Exemplo: tenho um galpão e pago 10.000 de aluguel e produzo 1.000 peças, qdo faço o rateiodo custo fixo com o volume de produção eu tenho um custo de 10 reais, se vendo a 15 tenho uma margem de lucro de 5... agora o mesmo galpão produzindo 2.000 peças, fazendo o rateio terei um custo de 5 (valor de relação da economia de escala), mantendo 15 de preço final aumento a margem de lucro para 10 reais... essa mudança é o que chamamos de economia de escala – qto mais eu produzo menor é oimpacto de custo fixo em cada unidade produzida. Eu produzo mais e o valor do aluguel se mantem, ele não diminui o que diminui foi o impacto do seu valor nos lucros.
Existe relação entre economia de escala e participação de mercado... pois a medida que produzo mais tenho que vender mais pq caso contrario estarei apenas produzindo estoque, tenho que ter uma demanda que absorva essa produção.
O...
tracking img