Filosofia teologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1 ASPECTOS DA FILOSOFIA 3
1.1 CARACTERÍSTICAS, CONCEITUAÇÃO E DIVISÃO DA FILOSOFIA 3

1.2 O NASCIMENTO DA FILOSOFIA 6

2 CIÊNCIA E  FILOSOFIA 10
3 CONHECIMENTOS DA FILOSOFIA 13
3.1 CONHECIMENTO EMPÍRICO 15
3.2 CONHECIMENTO CIENTÍFICO 15

3.3 CONHECIMENTO FILÓSOFICO 16

3.4 CONHECIMENTO TEOLÓGICO 16
4 FILOSOFIA ANTIGA 17
4.1 FILOSOFIA PATRÍSTICA 184.2 FILOSOFIA MEDIEVAL 19
4.3 FILOSOFIA DA RENASCENÇA 19
4.4 FILOSOFIA MODERNA 20

4.5 FILOSOFIA DA ILUSTRAÇÃO 20

5 FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA 20
6 DECLARAÇÕES FINAIS 21
CONCLUSÃO 22









INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir tem como finalidade mostrar as origens da filosofia e esboçar de forma clara e simplificada a sua evolução e suas ramificações que vem se desenvolvendo dêsdos primeiros grandes pensadores até os dias atuais, mostrando o seu conceito geral e os estudos e grandes polemicas levantadas a partir da sua pratica.




1 ASPECTOS DA FILOSOFIA.
A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandesquestões da existência humana, através de explicações racionais para tudo aquilo que era explicado através da mitologia, oferecendo caminhos, respostas e sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura do tempo em que faça parte. A crítica é o sal da filosofia. Como o sal que não salga é inútil, também inútil é a filosofia que não critica

1.1CARACTERÍSTICAS, CONCEITUAÇÃO E DIVISÃO DA FILOSOFIA.
Filosofia não é um conhecimento qualquer. Não é uma tribuna livre aonde se chega e se dizem coisas de somenos, sem coerência e sem consistência. Ela é detentora de “status” próprio, de individualidade diferenciada. Drapeja em seu mastro um pavilhão de características. Característica é um sinal ou conjunto de sinais que diferenciam as coisas ou osconhecimentos. Características da filosofia são, pois, aqueles sinais que a diferenciam dos outros conhecimentos. As três primeiras características: totalidade, radicalidade e criticidade são primordiais e de importância tão grande que podemos considerá-las verdadeiras dimensões da filosofia. A seguir, relacionaremos as principais características da filosofia, com os respectivos e devidos comentários:Totalidade - Esta característica expressa o desejo profundo do ser humano de ter uma visão de conjunto da realidade. Não se trata de o filósofo conhecer especificamente todos os aspectos da realidade, mas de ter uma visão de conjunto, uma visão onímoda. O todo ou o global, é Morin, p. 37 quem diz: “ é o conjunto das diversas partes ligadas a ele de modo inter-retroativo ou organizacional... O todo temqualidades ou propriedades que não são encontradas nas partes, se estas estiverem isoladas umas das outras... Marcel Maus dizia: ‘É preciso recompor o todo’. É preciso efetivamente recompor o todo para conhecer as partes”. Na mesma página, Morin cita Pascal: “...considero impossível conhecer as partes sem conhecer o todo...” E continua Morin na mesma página:
“...tanto no ser humano quanto nosoutros seres vivos, existe a presença do todo no interior das partes: cada célula contém a totalidade do patrimônio genético de um organismo policelular; a sociedade, como um todo, está presente em cada indivíduo, na sua linguagem, em seu saber, em suas obrigações e em suas normas.Dessa forma, assim como cada ponto singular de um holograma contém a totalidade da informação do que representa, cadacélula singular , cada indivíduo singular contém, de maneira ‘hologrâmica’, o todo do qual faz parte e que, ao mesmo tempo, faz parte dele.”
Radicalidade - Também é uma aspiração do ser humano chegar à raiz das coisas, não se contentando com a periferia ou superfície das mesmas. Ser radical é proceder como a raiz de uma árvore com sua haste principal e robusta caminhando para o centro da terra,...
tracking img