Filosofia - resumos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Surgimento da Filosofia

A filosofia nasceu não na Grécia propriamente dita, mas, nas colônias gregas do Oriente e do Ocidente, a saber, na Jônia e na Magna Grécia.
O problema cosmológico é oprimeiro a destacar-se claramente, como objeto de pesquisa sistemática diferente, do impreciso complexo de problemas que já ocupava a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosóficaverdadeira e própria.
Pode-se afirmar que a maioria dos primeiros filósofos pensava que os princípios de todas as coisas se encontravam na espécie e na substância material, pois aquilo de que seformam todos os seres e de que primeiramente são gerados e em que finalmente se dissolvem, permanecendo a substância no mudar de modalidade, diz-se que este é o elemento e princípio dos seres.
No mito,thauma é "o maravilhoso"; o efeito de assombro que ele provoca; é o sinal da presença nele do sobrenatural. Para os milésios, a estranheza de um fenômeno, em vez de impor o sentimento do divino,propõe-nos ao espírito em forma de problema.


Senso comum, à Ciência e à Filosofia.

A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito deentender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor àsabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria.
O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-o em seu dia a dia.
Oconhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis deentendimento da realidade desconhecida e enigmática.
A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor.

"sofistas"
Os famosos "sofistas" do século V a. C são,...
tracking img