Filosofia moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DIGESTÓRIO


Consiste de um tubo: trato gastrointestinal ou canal alimentar, de diâmetro variável, que se estende da boca ao ânus.

FUNÇÕES DO S. DIGESTÓRIO
* Ingestão do alimento
* Movimento do alimento através do tubo digestório
* Mastigação (preparação mecânica do alimento)
* Digestão química
* Absorção dos nutrientes
* Excreção dos resíduos

Alimento é absorvido através doepitélio que reveste a parede do trato gastrointestinal. As substâncias que permanecem no trato são expulsas do corpo.

CONSTITUIÇÃO
Tubo contínuo constituido por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas anexas (glândulas salivares, fígado e pâncreas).

ANATOMIA DO S. DIGESTÓRIO

BOCA
-1a parte do trato digestório dos lábios até a bucofaringe
-Alimento não éabsorvido na boca (células de revestimento que não fazem absorção)
*Divisão:
-Vestíbulo da boca- pequeno espaço que separa lábios e bochechas dos dentes e gengivas. Apresenta a mucosa de revestimento com freios labiais superior e inferior, freios/bridas laterais, fórnix, gengivas e limite mucogengival.
-Cavidade própria da boca- espaço situado internamente aos dentes, que aloja a língua.

-Limitesuperior (teto)- formado pelo palato duro (anterior) de constituição óssea e palato mole (posterior) de constituição muscular.
No palato duro (ossos maxilares e palatinos) a mucosa palatina apresenta pregas transversais (rugosidades) e a papila incisiva.
O palato mole separa a bucofaringe da nasofaringe, sendo empurrado para cima durante a deglutição, previnindo a entrada de alimentos na porção nasal.Apresenta no bordo posterior pequena saliência muscular mediana denominada úvula.
-Limite anterior- lábio superior: limitado pelo sulco nasolabial.
lábio inferior: limitado pelo sulco lábiomarginal e mentolabial.

-Limite lateral- bochechas
-Limite posterior- istmo das fauces: região estreitada que delimita a cavidade bucal da bucofaringe. Formada pelo arcos palatoglossos, bordo palatinoposterior e úvula, e o dorso lingual posterior. Arcos palatoglossos são duas pregas que unem lateralmente o palato mole à língua.
-Limite inferior (soalho)- músculos da raiz lingual e supra-hióides, mucosa do soalho bucal com o freio lingual e de cada lado a prega sublingual com as carúnculas sublinguais.

*Língua- funções: mastigação, deglutição, gustação e fonação. Órgão muscular (músculos extrínsicos eintrínsicos), com um ápice e duas bordas laterais, uma face inferior e uma face superior denominada dorso, o qual é dividido pelo sulco terminal em corpo, anterior, e raiz, posterior.
No corpo, a mucosa lingual é formada por projeções chamadas papilas linguais gustativas, espalhadas no dorso, as filiformes e as fungiformes, alinhadas adiante do sulco terminal, as circunvaladas, e nas bordaslaterais posteriormente, as folhadas. Apenas as filiformes não apresentam função gustativa
Na raiz da língua, vários folículos constituem a tonsila lingual.

*Dentes- estruturas extremamente duras, esbranquiçadas, implantados na maxila e na mandíbula em cavidades denominadas alvéolos dentários. Os dentes são formados por três partes: coroa, colo e raiz.
O homem apresenta duas dentições, uma decídua(primária, de leite) com 20 dentes, e outra permanente com 32 dentes, que constituem os dois arcos dentários superior e inferior, cada qual dividido pela linha mediana em hemi-arcos direito e esquerdo.
Em cada hemi-arco é formado por incisivo central, incisivo lateral, canino, 1o premolar, 2o premolar, 1o molar, 2o molar e 3o molar.
Os incisivos tem coroa em forma de cunha para cortar o alimento. Oscaninos tem forma pontiaguda para dilacerar. Os premolares e os molares apresentam uma superfície em plataforma com saliências (cúspides) para triturar o alimento.

FARINGE
Principal função relacionada às contrações musculares na deglutição. Músculos constritores e elevadores.
-Nasofaringe- até o palato mole.
-Bucofaringe- do palato mole até a epiglote. Comunica-se com a cavidade bucal através...
tracking img