Filosofia moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho é fundamentado nos filósofos Descartes e Kant, com o objetivo de abordar a Dúvida “penso, logo existo” e o Esclarecimento “emancipação intelectual”, e em seguida fazer uma relação com a metodologia de ensino das escolas e dos professores.

Dúvida em Descartes

René Descartes filósofo formado dentro das bases escolásticas e humanistas, critica tudo o que aprendeu naescola, pondo em questionamento os conhecimentos adquiridos, propondo um método de raciocínio pela aceitação da dúvida.

Decepcionado com o ensino que lhe foi aplicado, começa a meditar em seu próprio leito, afirmando que somente as matemáticas demonstram o que afirmam.

Em sua primeira meditação, René desconstrói tudo o que lhe foi ensinado. Para ele o que vem dos sentidos é falso; “e todasas coisas exteriores que vemos não passam de ilusões que servem para surpreender minha incredulidade”. Desta forma, o conhecimento adquirido pelos sentidos e imaginação é falso, pois tem morada no exterior à alma.

Uma vez enganado pelos sentidos ele busca cuidadosamente não mais se deixar influenciar. Passando a por em dúvida todo o conhecimento gerado pelos sentidos. Assim, duvidar de tudo quetem é duvidar dos sentidos.

Já em sua segunda meditação, buscará fundamentar o conhecimento, concluindo existir sem dúvida; “enquanto eu pensar ser alguma coisa”. A partir do momento que Descartes começa a duvidar, ele começa também a pensar; “penso logo existo” constatando que o pensamento é um atributo que o pertence, e que não pode ser separado dele. Por tanto toda vez que ele pensar, eleexistirá e se ele deixar de pensar ele deixará de existir, chegando à conclusão de ser uma coisa que pensa.

A idéia básica de Descartes é colocar tudo em dúvida, pois ele acredita que o verdadeiro conhecimento se da a partir do questionamento da veracidade de tal informação, e aquilo que for indubitável como a matemática por exemplo, estrategicamente ele dirá que existe um gênio malignoinstalado na sua mente enganado-o toda vez que pensar, mesmo que seu pensamento seja lógico e correto.

Esclarecimento em Kant

Segundo Kant o esclarecimento é a emancipação intelectual de superação da ignorância e da preguiça de pensar por conta própria. É a busca de autonomia, ou seja, o esforço para sair da menoridade, e para isso é preciso ousadia de fazer uso de seu próprio entendimento, como elemesmo diz “ousa, atreve-te, a saber”.

Mas o que é a menoridade ?

A menoridade é a preguiça que se tem de pensar por conta própria, optando por um tutor que faça isto; é quando faz de alguém ou de algo o seu guia, a exemplo da mídia que dita o que se deve usar para está na moda, o médico que diz o que se deve comer para ter uma vida saudável... obedecendo direitinho o que eles falam devido aincapacidade de fazer uso do próprio entendimento sem a direção de outro.

A preguiça e a covardia são as causas pelas quais grande parte da humanidade permanece na menoridade durante toda a vida, pois é mais cômodo que outros pensem pela pessoa, do que o esforço dela para pensar.

Por que pensar se pode pagar para que outros se encarreguem em fazer isso?

Desta forma, a culpa dessamenoridade é da própria pessoa, por viver dependente do pensamento de outro, pois não se esforça por ser livre, ou seja, pensar, pois para o entendimento se exige liberdade. E para Kant ser livre é ser governado pela própria razão (através da razão o ser humano tem a capacidade de pensar) e essa liberdade só se adquire através do esclarecimento.

“É difícil para um homem em particular desvencilhar-seda menoridade que para ele se tornou quase uma natureza.”

Relação com a prática pedagógica do professor

Relacionando os estudos sobre a dúvida em Descartes e o esclarecimento em Kant com a experiência em minha época de escola, entendo o que descartes diz a respeito da dúvida, pois como já dito, a dúvida nos leva a pensar quando não obtemos de imediato a resposta, e infelizmente nas escolas...
tracking img