Pilhas e eletrolise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EEEMPI JD AMANDA

Pilhas e Eletrolise

Trabalho elaborado por: Gabriel Marques Guimarães
N °09
Professor: Valdemar

Índice
Introdução................................................................................03pag
Pilhas e eletrolise...................................................................04pag
Diagrama decélulas..............................................................06pag
Eletrolise.................................................................................07pag Conclusão..............................................................................07pag
Bibliografia............................................................................11pag

Introdução
O tema do trabalho e Pilhas e eletrolise foi pedido pelo professor de química dossegundos anos do ensino médio, pelo fato de estarmos trabalhando vários assuntos relacionados à ligações eletrônicas ligações iônicas entre outros.
Pretendemos buscar em sites diversificados a fim de encontrar resultados bons e variados alem de alguns anexos para melhor compreendi mento e norte do tema proposto.
O trabalho também proporcionará um maior conhecimento sobre um objeto tão constante nasnossas vidas que facilita muitas situações e é de grande utilidades no cotidiano.



Pilhas
Utilizamos as pilhas nos diferentes aparelhos do nosso dia-a-dia: rádios, controles remotos, Mp3 entre outros.
Você já parou para pensar como é o funcionamento das pilhas?
A história daspilhas inicia por volta de  1600 com  Otto Von Guericke e a invenção da primeira máquina para produzir eletricidade.
Galvani na segunda metade do século XVIII começou a pesquisar a aplicação terapêutica da eletricidade, após dez anos de pesquisa publicou: “Sobre as forças de eletricidade nos movimentos musculares.” Onde concluía que os músculos armazenavam eletricidade do mesmo modo que uma jarrade Lidem, e os nervos conduziam essa eletricidade.
Os trabalhos de Galvani influenciaram Volta que após muitas pesquisas desenvolveu um dispositivo formado por prata e zinco ou prata e chumbo ou prata e estanho ou por cobre e estanho, cada par metálico era separado por um disco de material poroso embebido em uma solução de sal, o disco inferior era sempre de prata e o superior de zinco, essasplacas terminais eram ligados fios metálicos para conduzir a eletricidade produzida.
Em 1812 Daw produziu um arco voltaico usando eletrodos de carvão ligados a uma bateria de muitos elementos. A pilha de Volta foi uma grande invenção, apesar da interpretação errada que seu autor deu ao seu funcionamento.
E como explicar o funcionamento da pilha?
Suponhamos, por exemplo, que separemos fisicamente abarra de zinco de uma solução de sulfato de cobre.
A barra de zinco  é imerso numa solução de sulfato de cobre, assim como uma barra de cobre. As duas barras encontram-se interligadas eletricamente mediante um fio. Este dispositivo forma uma pilha

As barras de zinco e de cobre são denominadas eletrodos e fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e de redução.Se os eletrodos de zinco e cobre forem ligados entre si, por meio de um circuito externo, haverá um escoamento de elétrons através desse circuito, do eletrodo de zinco para o de cobre, em cuja superfície serão recebidos pelos íons Cu+2. (lembra-se da fila de reatividade!!!)
Eesses íons serão reduzidos e os átomos de cobre se depositaram na superfície do eletrodo de cobre (eletrodeposição).
Nesta célula o eletrodo de zinco é denominado ânodo. O ânodo é um eletrodo no qual ocorre a oxidação.

À medida que se vai realizando a reação da célula, os íons de zinco migram afastando-se do ânodo de zinco, em direção do eletrodo de cobre, à semelhança do que ocorre com os...
tracking img