Filosofia moderna - charles darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3
HMS Beagle
HMS Beagle
Viagem a bordo do Beagle
Sua viagem a bordo do Beagle durou quatro anos e nove meses, dois terços dos quais Darwin esteve em terra firme. Ele estudou uma rica variedade de características geológicas, fósseis e organismos vivos. Darwin conseguiu coletar um enorme numero de espécimes novos para a ciência e fez com que isso estabelecesse sua reputação como um naturalistae fez dele um dos precursores do campo da ecologia. Suas anotações mostravam o seu dom para a teorização e formaram a base de seus trabalhos.
Na América do Sul, ele descobriu fósseis de animais extintos como o megatério e o gliptodonte. Nas Ilhas Galápagos, Darwin descobriu que cotovias diferiam de uma ilha para outra e, quando voltou para a Inglaterra descobriu que o mesmo ocorria com astartarugas e tentilhões.
A bordo do Beagle, Darwin sofria com enjoo, e, na Argentina, em Outubro de 1833 ele pegou uma febre e enquanto retornava dos Andes a Valparaíso adoeceu e ficou de cama por um mês,
de 1837 em diante, Darwin passou a sofrer repetidamente de dores estomacais, vômitos e graves tremores, e os sintomas se agravavam em épocas de estresse, a doença de Darwin teve
causa desconhecidadurante sua vida, porém há uma ideia que defende que ele contraiu a doença de chagas na América do Sul ao ser picado por um inseto.

4
Teoria da evolução por
Seleção natural

Seleção natural é um processo proposto por Darwin para explicar a adaptaçao e a especializaçao dos seres vivos conforme evidenciado pelo registro fóssil.

4.1
Conceito

Pode-se conceituar basicamente comoseleção natural, que características favoráveis que são hereditária tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que as características comuns dessa mesma espécie torna-se menos comum.
A seleção natural ocorre no fenótipo, de tal forma que os indivíduos com fenótipos favoráveis tem mais chances de sobreviver e se reproduzir do que aqueles comfenótipos menos favoráveis, considerando que os fenótipos apresentam uma base genética, então o genótipo associado com o fenótipo favorável terá maior frequência na próxima geração, que, com o passar do tempo pode resultar em adaptações que especializarão organismos podendo resultar na emergência de novas espécies.
A seleção natural não distingue seleção ecológica da seleção sexual, e, se umavariação torna o descendente que a manifesta mais apto à sobrevivência e à reprodução bem-sucedida, esse descendente e sua prole terão mais chance de sobreviver do que os descendentes sem essa variação. Assim, certas características podem ser preservadas ou descartadas devido a vantagem seletiva das mesmas.

4.2
Experiências de Darwin antes da publicação da teoria
Após darwinser reconhecido eminentemente no meio cientifico como geólogo formado por clérigos naturalistas, já com uma renda segura, empenhou-se em trabalhar de modo secreto em sua teoria, ele tinha muito a fazer, escrevendo sobre todos os seus achados e supervisionando a preparação dos vários volumes da “Zoologia” que descreveria em suas coleções. Mesmo convencido da ocorrência da evolução, ele sempreesteve consciente de que a ideia de transmutação de espécies era vista como blasfêmia. Portanto, suas ideias, se publicadas, poderia significar a demolição de sua reputação, lhe trazendo a ruína, então, ele fez experimentos com plantas minuciosamente e consultava criadores de animais, como pombos e porcos, buscando meio de obter respostas para os possíveis contra-argumentos já antevistos por ele.Darwin tentou explicar sua teoria para amigos mais próximos, mas eles, por acreditarem que uma seleção exige um selecionador divino, demoraram a mostrar interesse na teoria que Charles Darwin lhes mostrava. No ano de 1842, após sua família se mover para a casa de campo, Darwin tentou esboçar em forma de um pequeno texto, texto que, em 1844 foi expandido para um documento de 240 páginas,...
tracking img