Charles darwin - resumo

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Centro de CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE DIREITO

Disciplina: Filosofia
Curso: Direito fase I
TEMA: DARWIN E A TEORIA DO EVOLUCIONISMO

CHARLESDARWIN
Charles Darwin nasceu em shrewsbury, Inglaterra, em 1809. filho do médico abastado da sociedade britanica e pessoa influente da elite intelectual da época. Na escola ele só se interessavapor colecionar exemplares minerais, vegetais e animais. Casou-se com sua prima Emma Wedgwood, com quem teve 10 filhos, entre eles anny darwin, que faleceu em tenra idade, levando charles a perder a féem Deus.
Estudou medicina e teologia, mas despontou-se como biólogo, se tornando mais tarde um dos grandes naturalistas existentes no séc. XIX. influenciou toda a comunidade científica com suasobras, onde, sua principal obra “A origem das espécies” se tornou a base fundamental da biologia moderna.
Entretanto, sua carreira como naturalista iria despontar de fato, depois de ter recebido umacarta, onde seu tutor e professor, o reverendo Henslow, recomendou Charles, como acompanhante do capitão Robert Fitzroy, a bordo do HMS Beagle em uma expedição que tinha por finalidade mapear toda a costada América o Sul.
Em todos os lugares pelos quais passou, Darwin coletou espécimes locais, totalizando um número enorme de organismos, que até então, eram desconhecidos pela ciência, utilizando-ospara posterior estudo e minuciosa análise. Na América do Sul encontrou similaridades entre fósseis de animais extintos e espécies modernas. Nas ilhas Galápagos no Oceano Pacífico, notou muitas variaçõesentre plantas e animais do mesmo gênero, além de constatar que todas as ilhas do arquipélago, possuíam tipos próprios de tartarugas e pássaros que eram ligeiramente diferentes em aparência e hábitosalimentares.
Tratava-se da fase preparatória indispensável para o trabalho da sua vida. Suas observações acerca das diversidades encontradas o levaram a uma profunda reflexão sobre a interconexão...