Filosofia geral do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FILOSOFIA GERAL E DO DIREITO

O que é Filosofia e para que ela serve?

O ser humano é um indivíduo que esta o tempo todo indagando o mundo a sua volta, podemos definir esse ato como o ato de pensar, uma exclusividade de homem. Mas a Filosofia vai além do pensar, ela abrange o campo do indagar. Podemos dizer que a Filosofia é uma forma de não aceitar as coisas óbvias do mundo a nossa volta eprocurar investigar e compreender o que esta diante de nós. A Filosofia é decorrente da crítica, da busca dos porquês.

De uma forma generalizada poderíamos dizer que a Filosofia não possui alguma utilidade. Porém, como uma ciência altamente questionadora é assim capaz de produzir transformações sociais e construir mentalidades não alienadas ao senso comum.



Como podemos definir o campoda ética? Por que a ética se opõe ao dogmatismo?

A ética pode ser entendida como o pensar sob uma ótica mais ampla onde não há interferências das raízes do pensar tradicional, ou seja, a ética dogmática. A ética visa esse pensar mais profundo, extenso, uma vez que o objeto central da eticidade é dentre os pensamentos que por fim optaram agir de uma forma que o justo, o menos danoso e a verdadesejam buscados. Do pensar dogmático é extraída a atitude dogmática, cujo pensar se mantém conservado e há um medo de desestabilização das crenças e opiniões já estabelecidas. Sendo assim, enquanto a esfera dogmática se atém a conceitos e opiniões pré-definidos, como um cavalo com viseiras, a esfera ética se atém a liberdade do pensamento, elegendo um pensar mais justo e verdadeiro, como um líderde uma alcateia.



A Filosofia é “um exercício de vigilância crítica”. O que isso quer dizer?

A vigilância crítica faz parte da Filosofia e esta inserida na arte do bem viver. Ela abrange uma atenção maior, pelo fato de sempre questionar o mundo que esta a nossa volta. A vigilância crítica vem para nos mostrar à importância de pensar antes de dizer, de vigiar o pensamento e também aderira não aceitação imediata das coisas.

Essa crítica possui duas características dentro da Filosofia, a negativa, ou seja, não aceitar as coisas da forma que são colocadas para nós, e também a característica positiva, as dúvidas do que são as coisas, os comportamentos, os valores, dentre outros. Possuir essas duas características é ter uma atitude crítica.



O que representa “refletir” paraa filosofia?

Refletir é a maneira de analisar situações cotidianas com um olhar fora do senso comum e procurar visualizar os acontecimentos através de uma Luz Filosófica, que debate, discute e provê diferentes respostas para um determinado fato. É importante ressaltar que o ato de refletir proporciona uma visão atenta ao outro, de forma que situações que antes normalmente possam parecer banaisvenham à atenção e quebre o estigma da indiferença, do preconceito e da desqualificação do próximo.



Por que a verdade é histórica? Que elementos são necessários para que um conhecimento seja considerado verdadeiro?

A verdade é histórica, porque como a razão, ela pode ser encontrada na História. Articulada e alterada através dos tempos, a verdade esteve presente em momentos como nassociedades antigas, onde era estabelecida uma ordem desligada do trabalho, ou como nas sociedades do século XX, totalmente tecnológica, onde a verdade é uma forma lógica produzida pela teoria, contudo, ainda que reformada com decorrer dos tempos, a ideia de verdade continua a mesma; a busca por estar no verdadeiro, a ideia de vencer o senso comum e o preconceito perduram pela eternidade.

Para queum conhecimento seja verdadeiro é importante separar preconceitos e hábitos de senso comum e a atitude crítica do conhecimento; compreender as coisas e os princípios da transformação, se comunicar, ter veracidade, compreender as causas da existência dos seres e ter a liberdade de pensamento para investigar o sentido.



Quais são as principais características da Filosofia?

A principal...
tracking img