Filosofia do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 55 (13516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS



ROCHA, José Manuel de Sacadura. Fundamentos de filosofia do direito: da Antiguidade a nossos dias/ José Manuel de Sacadura Rocha. – São Paulo: Atlas. 2007.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de Filosofia do Direito/ Eduardo Carlos Bianca Bittar, Guilherme Assis de Almeida. – 9º edição. São Paulo: Atlas, 2011.

NALINI, José Renato. Por que Filosofia/ JoséRenato Nalini. – 2º edição ver. Atual. e ampl. . São Paulo: editora Revista dos Tribunais, 2010.

VADE Mecum Humanístico/ coordenação Alvaro de Azevedo Gonzaga, Nathaly Campitelli Roque. – 2º edição. São Paulo: editora Revista dos Tribunais, 2011.

DINIZ, Maria Helena. Dicionário Jurídico Universitário. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

Dicionário de Língua Portuguesa.FILOSOFIA



Filosofia - O termo tem origem grega.


✓ FILO – significa “amigo”.
✓ SOFIA – significa “conhecimento”.


Deste modo, a filosofia significa “amizade pela sabedoria”, “amor pelo saber”. Assim a filosofia indica um estado de espírito, da pessoa que ama, isto é, deseja conhecimento, o estima o procura e o respeita.
A filosofiapode ser dividida em:


Lógica – pensamento.
Especulativa – olhar a realidade.
Prática – prática, ética.






HISTÓRIA DA FILOSOFIA:




O berço da filosofia:

A filosofia tem início na civilização grega, com o esplendor do período denominado Clássico, em Atenas, no século V a. C. Para compreendermos o nascimento da filosofia, precisamos recompor operíodo anterior, no qual foram moldados os elementos que consolidaram essa cultura.


A história da filosofia:

Podemos dividir a história da Grécia em quatro fases.


➢ Grécia Homérica, os 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus dois grandes poemas, “Ilíada e Odisséia”.
➢ Grécia Arcaica, século VII ao século V antes de Cristo, quando os gregos criaram cidadescomo Atenas, Esparta, Tebas, e predomina a economia urbana, baseada no artesanato e comércio.
➢ Grécia Clássica, séculos V e IV antes de Cristo, quando a democracia se desenvolve, a vida intelectual e artística entra no apogeu e Atenas domina a Grécia com seu império comercial e militar.
➢ Helenismo, a partir do final do século IV antes de Cristo, quando a Grécia é dominadapor Alexandre da Macedônica, e, depois, pelo Império Romano.




O pensamento mítico:


O pensamento mítico é a forma de conhecimento anterior à filosofia. Nasce o desejo do homem de dominar o mundo e vencer o medo e a insegurança diante das forças que ele não compreende ou não controla. É uma crença, uma verdade intuída, ou seja, que não necessita de provas para ser aceita.Destacamos o que significa a filosofia para alguns importantes pensadores:


• PLATÃO – a filosofia é um saber verdadeiro que deve ser usado em beneficio dos seres humanos.
• DESCARTES – a filosofia é o estudo da sabedoria conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, a conservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.• KANT – a filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana.
• ESPINOSA – a filosofia é um cominho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e felicidade.
• MARX – a filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava,agora de conhecê-lo, para transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos.
• MERLEAU-PONTY – a filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo.




1 - ATITUDE CRÍTICA FILOSÓFICA:

a) A atitude filosófica dever ter uma postura negativa, pois o pensador deve negar o senso comum, deve negar seus próprios pré-conceito, (pré) juízo, enfim deve buscar a...
tracking img