Filosofia do curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em relação aos programas do 1º Ciclo do Ensino Básico destaque em cada disciplina aqueles conteúdo, actividades e competências que possam ser trabalhadas de modo transversal.
Os temas transversais surgem na Educação a partir de questões levantadas realizados em vários países sobre qual deve ser o papel da escola dentro de uma sociedade plural e globalizada e sobre quais devem ser os conteúdosabordados nesta escola.
Os temas transversais propostos no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais são: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Orientação Sexual e Trabalho e Consumo.Os temas não constituem novas áreas do conhecimento e devem ser abordados contínua e sistematicamente ao longo de toda a escolaridade. A perspectiva transversal requer uma transformação da práticapedagógica, pois exige do professor o rompimento da actuação de actividades pedagogicamente formalizadas e aumenta o compromisso com relação à formação dos alunos.
Na Matemática:
Para além do estudo dos conteúdos, assumem importância significativa técnicas e estratégias utilizadas na aprendizagem dos mesmos, as quais constituindo uma base de apoio que os estudantes utilizam na sua actividadematemática e que, independentemente do tema, atravessam o programa de forma transversal. São exemplo disso a Resolução de Problemas.. Pretende-se, que o aluno consiga desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real.A resolução de problemas e o desenvolvimento de actividades, surgem como forma de aquisição de conhecimentos do aluno poder ir construindo o seupróprio conhecimento.O aluno tem a oportunidade de interligar os vários conhecimentos adquiridos e aplicá-los na resolução de problemas concretos da vida real, nos domínios das várias ciências.
Lingua Portuguesa
Na disciplina de Língua Portuguesa, é necessário garantir a cada aluno, em cada ciclo de escolaridade, o desenvolvimento de competências específicas no domínio do modo oral (compreensão eexpressão oral), do modo escrito (leitura e expressão escrita) e do conhecimento explícito da língua..Compreender e produzir discursos orais formais e públicos; Interagir verbalmente de uma forma apropriada em situações formais e institucionais; Ser um leitor fluente e crítico; Usar multifuncionalmente a escrita com correcção linguística e domínio das técnicas de composição de vários tipos detextos; Explicitar aspectos fundamentais da estrutura e do uso da língua, através da apropriação de metodologias básicas de análise e investir esse conhecimento na mobilização das estratégias apropriadas à compreensão oral e escrita e namonitorização da expressão oral e escrita, são algumas das competências base da disciplina, a nível da transversalidade podemos fazer uma observação directa dorelacionamento/comportamento, métodos/organização de trabalhos , relações estabelecidas e interesse. Reconhece-se a Língua Materna como o elemento mediador que permite a nossa identificação, a comunicação com os outros e a descoberta e compreensão do mundo que nos rodeia. Tem-se, como seguro, que a restrição da competência linguística impede a realização integral da pessoa, isola da comunicação, limita oacesso ao conhecimento, à criação e à fruição da cultura e reduz ou inibe a participação na práxis social. Entende-se que o domínio da Língua Materna, como factor de transmissão e apropriação dos diversos conteúdos disciplinares, condiciona o sucesso escolar. A adopção desta perspectiva pedagógica contribuirá para que o aluno, ao longo do Ensino Básico, na Língua em que pensa, fala, lê e escreve,construa a sua identidade e a sua relação com o mundo e se afirme como ser afectuoso e interveniente, autónomo e solidário. Na Escola, cabe ao professor criar condições materiais e humanas de verdadeira comunicação para que as crianças possam manifestar os seus interesses e necessidades, exprimir sentimentos, trocar experiências e saberes.
Estudo do Meio
O facto de a criança, ao entrar para...
tracking img