Filosofia - conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos de Filosofia 2º teste do 2º período

Ética- deriva etimologicamente do latim "ethos", caráter e é a reflexão teórica sobre as razões de considerarmos válidos – bons e justos – os costumes e as normas das diferentes morais. Implica que saibamos o que é bom e que reflitamos sobre isso. Temos de ser nós próprios, autonomamente, a pensar/ justificar as ações.
Moral- derivaetimologicamente do latim "mores", costumes e é conjunto de normas que, dentro de cada comunidade específica, regulam o quotidiano dos indivíduos. São interiorizados antes de qualquer reflexão sobre o seu significado e a sua importância.
Norma- serve de guia da ação, embora não seja absoluto. Padrão de medida, servindo de modelo de comportamento a nível social.
Intenção- "Querer" que origina a ação; aquiloque nos motivou ou que nos levou a fazer uma determinada ação, prevendo as suas prováveis consequências.
Egoísmo- ausência de consideração pelos outros. Opõe-se a altruísmo. Filosoficamente, pode ser encarado de duas maneiras distintas: egoísmo psicológico e egoísmo ético, sendo que o ético fundamenta-se no egoísmo psicológico.
Altruísmo- sentimento de interesse e dedicação por alguém; afelicidade que se procura não é só a própria mas a que abranja um maior número de pessoas possível. Opõe-se a egoísmo.
Empatia- capacidade de nos colocarmos no lugar do outro. Identificação mental e afetiva de uma pessoa com o estado de ânimo de outra. Consiste na atitude de um sujeito relativamente a outro, caracterizada por um esforço objetivo e racional de compreensão intelectual dos sentimentosdesse mesmo sujeito.
Ação moral- todas as realizações intencionais cujos efeitos não se reflitam apenas em nós mas que afetem também os interesses e necessidades dos outros.
Juízo moral/ético- é sempre um juízo prático, sobre o valor moral das nossas ações. Implica uma justificação racional de forma imparcial. Parte de um esforço individual de se justificar. Deve ser universalizável. Implica umaconsciência moral.
Consciência moral- entende-se por o sentido que cada individuo tem do correto e do incorreto. Emite conselhos e orienta a ação com base em normas morais interiorizadas e em princípios éticos racionalmente justificáveis. Em casos extremos, vinga-se, gerando culpa e remorsos.
Egoísmo ético- fundamenta-se no egoísmo psicológico mas é uma teoria normativa, ou seja, diz-nos que énosso dever fazer o que é melhor para nós próprios.
Ética material- ética que persegue um determinado fim já definido.
Ética formal- opõe-se ao conteúdo material. Não é uma norma concreta, diz-nos antes de que forma devemos agir bem.
Ética deontológica- teoria moral segundo a qual certas ações devem ou não ser realizadas independentemente das consequências que resultem da sua realização ou nãorealização (carácter objetivo e absoluto das obrigações morais).
Ética teleológica- teoria moral que implica a procura de um objetivo, fim.
Ética consequencialista- teoria moral segundo a qual certas ações devem ou não ser realizadas dependendo das consequências que resultem da sua realização ou não realização, sendo, portanto importante analisar o resultado e as consequências dessa mesma ação.Vontade boa- é a determinação de agir bem de acordo com a lei da autonomia ou da liberdade, isto é, de acordo com a lei moral. É autónoma e não pode ser mal utilizada pois é boa em si mesma. É o mais elevado bem e é condição necessária de todos os outros bens.
Dever- obrigação incondicional e que só posso impor a mim próprio de forma autónoma. É o conceito englobante da moral kantiana.
Fim-refere-se ao objetivo último da ação; propósito.
Meio- caminho/instrumento para atingir um determinado fim ou objetivo.
Autonomia- capacidade de o individuo agir independentemente das leis da natureza. A lei moral impõe-se a si mesma a partir da razão.
Heteronímia- o ser humano recebe a lei moral não da sua razão mas do exterior.
Inclinações- desejos que um individuo persegue. Implica um meio para...
tracking img