o conceito de filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O CONCEITO 'FILOSOFIA'
Site: www.philosophy.pro.br
Autor: Flávio Netto Fonseca
Professor de Filosofia

    Filosofia é um conceito que abrange várias coisas, portanto para defini-la énecessário fazer uma escolha. Podemos tomar a definição dada por Marilena Chaui (filósofo brasileira): "A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as situações, osvalores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido." 
   "Para Platão a filosofia tem um fim prático, moral; é a grande ciência queresolve o problema da vida. Este fim prático realiza-se, no entanto, intelectualmente, através da especulação, do conhecimento da ciência. Mas - diversamente de Sócrates, que limitava a pesquisafilosófica, conceptual, ao campo antropológico e moral - Platão estende tal indagação ao campo metafísico e cosmológico, isto é, a toda a realidade." (site: Mundo dos Filósofos)
   A Filosofia surgiu comobusca de respostas para a causa dos fenômenos, já que a mitologia tinha sido questionada e abandonada como poder explicativo para eles. Abandona-se a narrativa mitológica e inventa-se outro tipo delinguagem com poder de explicar. Esta linguagem tem a característica de ser coerente, pertinente e imanente. Não se recorre mais a seres sobrenaturais para as explicações, a partir da Filosofia asexplicações deixam de ser transcendentes e passam a ser imanentes, ou seja, a causa dos fenômenos emana da própria natureza. O termo inventado por Heráclito para expressar esta linguagem foi 'logos'.Com os filósofos pré-socráticos, 'logos' era um fundamento que causava os fenômenos.
   Filosofia, amizade ao saber, é, portanto, a área do conhecimento humano que busca entender fatos, fenômenos, ea origem das coisas da natureza e das relações humanas fundamentadas na própria natureza e nas relações. Para melhor entender: para responder qual a utilidade e quais os fundamentos da Ciência, é...
tracking img