Filosofia 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Filosofia dos 5S nas Organizações







Projeto Profissional Interdisciplinar – PPI I apresentado como requisito parcial para a aprovação no Curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Sumaré.













Orientador(a): Profª. Me Clarice Mitollo Bertani






São Paulo2013

Resumo


A Filosofia dos 5S tem o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar na organização o “ambiente da qualidade”, tornando-o altamente estimulador para que as pessoas possam transformar os seu potenciais em realização. A prática nas empresas tem mostrado que a Filosofia dos 5S representa uma oportunidade inigualável de mobilização dos empregados,preparando o caminho para a introdução de programas de qualidade mais avançados.

Palavras-chave: Filosofia dos 5S, A importância.


Sumário



1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVO 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO 5
5 METODOLOGIA 9
BIBLIOGRAFIA BÁSICA 11





























1. Introdução

A Filosofia dos 5S, é um conjunto simples que, aoserem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes. Ao conhecer o significado de cada S você poderá avaliar melhor o porquê do uso deste termo auxiliar. O 5S equivale ao “Jardim de Infância” da Qualidade Total dentro de uma empresa. Sua filosofia é profunda e envolve mudanças comportamentais, queacompanharão as pessoas onde quer que elas estejam.
A mudança de hábito é lenta e, portanto deve-se ter paciência. Devido ao aumento da concorrência, maior exigência dos clientes e desenvolvimento da tecnologia a qualidade de serviços dentro de uma empresa ganhou grande importância, por isso da necessidade das empresas instalarem o Programa 5 S. As empresas têm encontrado no sistema integrado degestão pela qualidade, denominado pelos japoneses de Total Quality Control – TQC, no Brasil denominado genericamente de Gestão pela Qualidade Total – GQT, um sistema administrativo suficientemente forte e ágil para garantir a sua sobrevivência e desenvolver um clima que conduza os funcionários à emoção pelo trabalho.
2. Justificativa

Devido a integração de inúmeros profissionais na área deRecursos Humanos, muitos profissionais desta área têm sido beneficiados com uma enorme variedade de ferramentas disponibilizadas no mercado que provêm recursos para criação e edição de trechos musicais, permitindo que os usuários, no caso os músicos, possam efetuar suas criações de forma simples e prática. Porém, é visível que tais ferramentas acabem por não possuir recurso que permita facilitar acomposição, cuja elaboração acaba por ser responsabilidade do profissional desta área através de seu conhecimento em todos os processos criativos na organização. Seria interessante neste ponto, um estudo que permitisse a criação de um sistema que pudesse interpretar tratados criativos.
O atual projeto mostra-se relevante para as organizações, pois propõe alternativas nos processos criativos, os quaisvêm agregar aos métodos já existentes, um novo paradigma voltado para sua criação. Ainda serão empregados modelos funcionais com a intenção de reescrever certas representações para acomodar determinadas regras.

3. Objetivo
Devido a competitividade e concorrência entre as diversas organizações, seja de pequeno, médio ou grande porte ou no oferecimento de produtos ou serviços, é de sumaimportância a aplicabilidade de diferentes conceitos e definições sobre processo de criatividade.
4. Referencial Teórico

Podemos explanar diversos conceitos pessoais ou citar inúmeras referências de autores consagrados que distinguem claramente os valores e a posição da criação e da criatividade. Porém, todos os conceitos se enquadram nas realidades sociais, culturais e políticas individuais,...
tracking img