Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL RECANTO DA CRIANÇA INTERATIVO
Caio Rodrigo de Oliveira Guarlotte

Sistema Nervoso

Trabalho ministrado pelo professor, Carlos da disciplina de Biologia, para nota parcial do 4º Bimestre.



Manaus - Amazonas2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................4
* Sistema Nervoso ..............................................................................4
3CONCLUSÃO...................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS..............................................................................................10

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho, irei falar sobre “ Sistema Nervoso “, que é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. Oneurônio é a unidade funcional deste sistema.

2 DESENVOLVIMENTO
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
A unidade básica do sistema nervoso é a célula nervosa,denominada neurônio, que é uma célula extremamente estimulável; é capaz de perceber as mínimas variações que ocorrem em torno de si, reagindo com uma alteração elétrica que percorre sua membrana. Essa alteração elétrica é o impulso nervoso.
As células nervosas estabelecem conexões entre si de tal maneira que um neurônio pode transmitir a outros os estímulos recebidos do ambiente, gerando uma reação emcadeia.

Sistema nervoso é divido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
Sistema Nervoso Central
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agirindependente dele.
Cérebro
O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide.
O encéfalo dos mamíferos é dividido em: telencéfalo (cérebro), diencéfalo (tálamo ehipotálamo), mesencéfalo (teto), metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).
Bulbo ou medula oblonga
O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.

Cerebelo
O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo épraticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.
Ponte
A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
O córtex sensorial coordena osestímulos vindos de várias partes do sistema nervoso. O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias e o córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória.

Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico

O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.
Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação...
tracking img