Filogenia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biologia
Noções de Sistemática Filogenética
As duas principais escolas de classificação baseadas em princípios evolutivos são: a Evolutiva (mais tradicional) e a Filogenética ou Cladística. Essaúltima começou a ganhar a preferência dos pesquisadores a partir de 1966.
Para a Cladística, a escola tradicional (Evolutiva) falha por não ter um método adequado para testar hipóteses.
A Cladísticatesta suas hipóteses analisando, entre outros, caracteres anatômicos, fisiológicos, comportamentais e moleculares. Esses dados são jogados em programas especiais de computadores que tentam definir asrelações evolutivas entre os organismos.
Quando as duas escolas são comparadas pode ocorrer algumas divergências. Um bom exemplo é o dos répteis. Para a escola Evolutiva esse grupo é classificado comoclasse, no entanto, o grupo dos répteis não é aceito pela Cladística. Isso acontece porque a Cladística somente considera como grupo válido aquele que os representantes são formados por um único grupoancestral comum e exclusivo. É bem aceito no meio científico que as aves surgiram a partir de grupos de dinossauros, ou seja, que aves e répteis foram formados pelo mesmo ancestral. Para muitosestudiosos da Cladística para que répteis passasse a ser um grupo válido as aves deveriam fazer parte desse grupo.
É importante enfatizar que a Cladística se baseia em dois principios: a cladogênese e aanagênese. O primeiro compreende os processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não trocam mais genes. O segundo os processos pelosquais um caráter surge ou se modifica em uma população ao longo do tempo, sendo responsáveis pelas “novidades evolutivas”, e pela fixação dessas novidades nas populações.
Analisemos o seguinte exemplo:uma população que vive em uma planície e que, por algum motivo, é separada em duas por uma barreira geográfica, como, por exemplo, a formação de um rio que impede a comunicação entre as duas partes...
tracking img