Trabalhos de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Multiculturalismo
Multiculturalismo

“Somos todos iguais quando respeitamos nossas diferenças!”










1 - Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica

A educação envolve diferentes dimensões, por este motivo, é preciso reinventar o espaço escolar para oferecer espaços e tempos de ensino – aprendizagem significativa e desafiante para oscontextos sócio políticos e culturais atuais, maior compreensão das inquietudes de crianças e jovens.
Existe uma relação intrínseca entre educação e cultura. Estes universos estão profundamente entrelaçados e não podem ser analisados a não ser a partir de sua íntima articulação.
Uma primeira aproximação a esta problemática nos vem dada pelos inúmeros trabalhos de autores com diferentes orientaçõesteórico – metodológicas, abaixo exemplos:
Gimeno Sacristán (2001:123 – 124)
A diversidade da educação é ambivalência, porque é desafio a satisfazer, realidade com a qual devemos contar e problema para o qual há respostas contrapostas. É uma chamada a respeitar a condição da realidade humana e da cultura, uma pretensão das políticas de inclusão social.
Uma outra contribuição diz respeito a umaconcepção da escola como um espaço de cruzamento de culturas, fluido e complexo, atravessado por tensões e conflitos.
Perez Gómez ( 1994;2001)
Segundo Perez Gómez a escola deve ser concebida como um espaço ecológico de cruzamento de culturas que se produz na escola.
A escola sempre teve dificuldade em lidar com a pluralidade e a diferença, sendo mais confortável a padronização e homogeneização.
Noque se diz respeito aos grupos indígenas e afrodescendentes em nosso continente, podemos afirmar que nossa formação histórica está marcada pela eliminação física do outro. Sabemos que até hoje podemos encontrar pessoas que souberam resistir e lutam por seus direitos de cidadania plana na sociedade, enfrentando subordinações e exclusões.
Referente às identidades negras, convém informar que omulticulturalismo não nasceu nas universidades e no âmbito acadêmico geral, estas lutas são de grupos sociais, especialmente os referidos que constituem o locus de produção do multiculturalismo.
Vivemos em sociedades multiculturais, podemos apontar três abordagens fundamentais: o multiculturalismo assimilacionista – parte da afirmação de que vivemos numa sociedade multicultural, no sentido descritivo,não existindo igualdade de oportunidade para todos.O multiculturalismo diferencialista ou monoculturalismo plural - parte da afirmação de que quando se enfatiza a assimilação termina-se por negar a diferença ou por silenciá-la, garantindo espaços próprios e específicos em que estas se possam expressar com liberdade coletivamente. O multiculturalismo interativo, também conhecido comointerculturalidade, considerado mais adequado para a construção de sociedades democráticas, pluralistas e inclusivas, articulando políticas de igualdade com políticas de identidade, sendo assim, um multiculturalismo aberto e interativo.
Para Catherine Walsh (2001:10-11) a interculturalidade é um processo dinâmico e permanente de relação, comunicação e aprendizagem entre culturas em condições de respeito, umintercâmbio que constrói entre pessoas, conhecimentos e práticas diferentes, desenvolvendo um novo sentido na sua diferença.
Devemos proporcionar espaços que favoreçam a tomada de consciência da construção da nossa própria identidade cultural, reconhecendo a complexidade das sociedades, compreendendo a importância de se trabalhar a identidade no currículo escolar,conceber a prática pedagógicacomo um processo de negociação cultural.
Para ensinar é necessário ter certezas e uma maneira de construir o conhecimento escolar ,que nos permita fazer afirmações absolutas e universais, onde as fronteiras entre as verdades e os erros possam ser claramente estabelecidos.

2 - Reflexões sobre currículo e identidade: implicações para a prática pedagógica

A ênfase na identidade deriva do...
tracking img