Filme o pagador de promessas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica do filme “O pagador de promessas”

O filme “O Pagador de Promesas” foi lançado em 1962 baseado na narrativa de Dias Gomes e dirigido por Alselmo Duarte. A trama além de simples éemocionante e conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar) que é um homem simples, dono de uma pequena fração de terra no Nordeste do Brasil. Zé do Burro tem esse nome porque tinha um burro queera seu companheiro em tudo q ele fazia. Um dia os dois estavam na igreja e o burro foi atingido por um raio e ficou muito doente.
Quando seu grande amigo, um burro de estimação, fica doente, Zé doBurro acaba indo a um terreiro de candomblé, onde faz uma promessa a Santa Bárbara (Iansã no candomblé) para salvar o animal. O dono do animal promete que se seu burro ficar bom, dará aos pobres suasterras e levará uma cruz de madeira até a Igreja de Santa Bárbara, localizada na capital da Bahia, e lá a doará ao padre responsável pela instituição.
Assim que o burro melhora , ele coloca sua cruznas costas e vai em direção à Igreja de Santa Rita ao lado de sua esposa Rosa (Glória Menezes). Quando Zé chega a igreja conta toda a sua história ao padre que se inteira do contexto que marcou apromessa de Zé e a rejeita imediatamente pois aponta nela raízes não cristãs, mas sim pertencentes ao Candomblé.
É quando Zé se torna famoso na cidade, tornando-se instrumento de protesto para os adeptosdo Candomblé; massa de manobra para a mídia atrelada ao sistema, que o acusa de ser defensor da Reforma Agrária, uma vez que doou suas terras aos desprovidos da sorte; e meio de reafirmação domonopólio religioso exercido pela Igreja Católica.Um caloroso confronto com a Polícia tem início quando se tenta impedir à força a entrada de Zé na Igreja. E a trama caminha para um desfecho trágico: Zémorre em frente a igreja sem completar seu trajeto, mas com todos os amigos que ele arrumou durante todo o dia foram os que levaram-no em cima da cruz para dentro da igreja.
Talvez seja pela...
tracking img