Filme - o gladiador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Havendo interesse em demais resenhas, entrar em contato pelo e-mail anglothiago@hotmail.com



Roma, a cidade-estado que passou para história como um dos mais importantes e influentes Impérios , se faz presente até hoje em diversas esferas da sociedade.
A história de Roma vendo sendo desmembrada ao longo dos últimos séculos devido ao fascínio que ela exerce .Hoje, passados mais de 500 anosdaquilo que seria o último resquício do que outrora foi o mais poderoso Império, ainda os estudiosos tentam nos explicar a ascenção e queda desse gigante.
Do nascimento (séc. VIII a.c., ou ao menos a data apontada pelos pesquisadores, até Queda de Constatinopla, em 1453, que marcou também o fim da Idade Média) são pouco mais de 2200 anos de história de um império, que pode não ter sido o maior emtermos territoriais, porém é visto como um dos mais bem-sucedidos e enraizados na cultura ocidental.
Roma não foi o lar dos maiores filósofos, nem dos maiores inventores, porém ao longo de sua história impôs modos, costumes e religião a uma boa parte do mundo conhecido até então. Um exemplo claro é a religião católica, onde primeiramente os seguidores desta ideologia foram perseguidos, jogadosaos leões para diversão da massa e posteriormente o catoliscismo foi adotado como religião oficial em todo império. Outro aspecto exaltado na história de Roma foi seu poderio militar. Sua capacidade inventiva de ferramentas, sua industria bélica e estratégias foi o que proporcionou seu avanço territorial. Se a Grécia nos deixou o legado da democracia, Roma deixou de herança a sua ambição,engenharia de guerra e porque não também, a corrupção, as intrigas, os jogos de poder e a loucura na figura de imperadores indiferentes a vida e a dignidade humana, como exemplo o próprio Cômodo, representado no filme O gladiador e, acima de tudo, que Roma era mais do que um simples território ou Império, era um mundo a parte, era como uma grande mãe, Roma era vida.
Pode-se dividir a história de Romaantiga basicamente em 3 momentos: Monarquia, República e por fim o Império. O foco deste trabalho não é explorar estes fatos, basta somente enfatizar que a diferença primordial entre os 3 momentos, foi a maneira como o poder era exercido, a influência do Senado e a conquista ou perda de territórios.
O filme “O Gladiador” (2000), do diretor Ridley Scott, foi um enorme sucesso de público e crítica,vencedor de 5 oscars, dentre eles o de melhor filme e melhor ator (Russell Crowe) e arrebatou outros muitos prêmios mundo a fora, trazendo à tona novamente os filmes épicos; mescla figuras históricas, como os imperadores Marcos Aurélio, Cômodo e sua irmã Lucila, e figuras fictícias como o general Máximus., diferente de outro sucesso do cinema sobre Roma, Spartacus, onde o escravo que da nome aofilme de fato existiu.
O ano é 180 d.c., o Império Romano vive a fase que é hoje conhecida como baixo império, que já anunciava a derrocada de Roma Ocidental, após um período conhecido como Pax Romana, onde 5 imperadores (conhecidos como Os bons imperadores) garantiram a ascenção romana. De Nerva a Marcos Aurélio, passaram-se pouco mais de 80 anos (96 a 180 d.c.). Após longas campanhas de expansãoterritorial, era hora de estabilizar o território, porém na falta de incursões, o fluxo de riqueza passou a ser menor e a oferta de escravo idem. Marcos Aurélio passou para história como o Imperador Filósofo, porém esta alcunha não indicava um governante puramente democrático e pacifista, assim como outros, Marcos Aurélio também perseguia os cristãos. A sucessão entre 5 imperadores, citadosanteriormente, não se dava por laços familiares, e sim por indicação, o mais preparado ascendia ao trono, Marcos Aurélio quebrou essa escrita ao designar como herdeiro, o seu filho Cômodo, que era visto até então como uma pessoa fraca, sem condições de gerenciar algo da grandeza de Roma. No filme, Marcos Aurélio, percebendo a falta de moral do filho e temendo pelo império, indica Maximus, general de...
tracking img