Filme “a guerra do fogo”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Comentado do Filme “A Guerra do Fogo”
de Jean-Jacques Annaud.

O filme “ A guerra do Fogo” trata de sucessivas lutas para manter a posse do fogo, elemento central da história, entre gruposem diferentes fases de evolução no período paleolítico, salientando as descobertas dos seres primitivos, as diferentes formas de linguagem e produção cultural de cada tribo, em um mundo aindadesconhecido e inexplorado. O fogo era sinal de poder e utilizado para se protegerem dos animais e do frio, para fabricação de armas, dentre outras utilidades, ou seja, para as poucas coisas que haviamdescoberto, o fogo era absolutamente essencial.
A tribo personagem central, é atacada por outra menos evoluída que inclusive mostrava ainda sinais de canibalismo, quando perde a chama de fogo que cultuavadurante tempos e tempos. Três membros já tratam de sair em busca do fogo novamente, enfrentando a fome, animais pré-históricos e vários outros obstáculos da natureza. Encontram uma tribo que detinha osaber sobre como fazer o fogo. Lá percebemos o princípio de socialização entre os homens, que logo são convocados para rituais dentro da tribo, que se mostrava mais desenvolvida culturalmente, nalinguagem e nos costumes que podem percebidos nas pinturas corporais, ritos e modo como se abrigavam e se vestiam.
Em uma tentativa de roubar o fogo da tribo mais evoluída, inicia-se outra luta, na quala tribo visitante fugiu levando uma primitiva de outra tribo que estes a mantinham prisioneira. No decorrer dos fatos, um dos membros que partira em busca do fogo, chama a atenção da prisioneira quejá os acompanhava boa parte do tempo. Inclusive, instintamente, este já havia a usado sexualmente, apenas por vontade dele. Porém, ela passa a mostrar sinais de afetividade e essa vontade torna-serecíproca.
Depois de uma longa jornada, cheia de desafios e novos conhecimentos adquiridos nos “intercâmbios” entre as quatro tribos, chegam de volta ao grupo de origem e já recepcionados pela tribo...
tracking img