Filme: em nome de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo estudar alguns comportamentos desvi-antes presentes no filme: Em nome de Deus (Magda Lene Sister).

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

O Objetivo geral do presente trabalho é analisar alguns comportamentos des-viantes, vendo o contexto social da época

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Conhecer a área de trabalho do psicólogoorganizacional;
 Contextualizar a organização como pertencente à sociedade;
 Visualizar os métodos, instrumentos e técnicas utilizados na área;
 Conhecer as principais concepções teóricas;
 A área no Brasil;
 Possibilidades e limites da carreira de psicólogo organizacional;
 Desmistificar a área organizacional;
 Relevância Social e Ética;





3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 Histórico docampo de atuação

Em 1902, Ebinghaus escreve sua famosa sentença “A psicologia possui um longo passado, mas uma história muito curta”. Mesmo existindo desde os tempos de Aristóteles, a psicologia só se tornou uma ciência independente quando, em 1879, Wilhelm Wundt, criou o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzig, na Alemanha; e, em 1882 Stanley Hall fundou o primeiroLaboratório de Psicologia nos EUA. Pode-se imaginar então, quão nova é a área organizacional.
Criada no início do século XX, trazia uma abordagem estritamente científica, evitando estudar problemas que ultrapassassem a pesquisa. Estudava basicamente como melhorar a produtividade, visualizando o trabalhador como parte de uma engrenagem: cada um desempenhando seu papel e com o máximo de desempenho.Nesse período, até 1917, houve grandes contribuições para o crescimento dessa área, dados os limites da época. Frederick W. Taylor, engenheiro estadunidense, por exemplo, percebeu a ligação diretamente proporcional entre as condições de trabalho e produtividade, criando assim o taylorismo.
Com a 1ª Guerra Mundial, a psicologia organizacional começou a ganhar for-ças, mas ainda solucionando apenasproblemas de produtividade. Em 1924 foi feita uma serie de testes na fabrica de Western Electric Company, procurando estabele-cer relação entre iluminação e eficiência. Para a surpresa dos pesquisadores envol-vidos, a produtividade não parecia ter relação com o nível de luz do local, mas sim com outros fatores além dos técnicos, ressaltando a preponderância do fator psico-lógico ao biológico. Então,até 1940, a complexidade do comportamento humano tornou-se um objeto de estudo riquíssimo e cada vez mais atraente.
Estoura então a 2ª Guerra mundial em 1941. O mundo permanecia imerso nessa atmosfera armamentista, não seria diferente com a psicologia. Foi amplamente usada pelo exército americano em testes de classificação de recrutas, seleção e treinamento de novos oficiais, testes de aptidão,testes de estresse situacional, testes nas indústrias, produção de técnicas para reduzir atrasos e faltas dos empregados. Esse período funcionou como um trampolim para apurar técnicas psicológicas aplicadas.
Em 1946, Elton Mayo, um dos fundadores e principais expoentes da sociolo-gia industrial estadunidense, determina as relações sociais como base para o com-portamento em organizações. Diz quenível de produção é um resultado da integra-ção social desse trabalhador. Segundo ele “o conflito é uma chaga social, a coope-ração é o bem-estar social”.
Após 1964 os psicólogos se tornaram legalmente responsáveis por suas ações, o que refletiu muito positivamente na área organizacional. Puderam desde realizar pesquisas científicas mais aprofundadas até fornecendo serviços a clientes. Tambémem 64, foi aprovada a Lei dos Direitos Civis, que colocava em cheque as formas de contratar e lidar com os funcionários que as empresas mantinham até aquele momento. (Spector, pag11):
Quando a discriminação contra as minorias se tornou ilegal, as organizações tiveram de mudar muita das praticas de trabalho. Os psicólogos organizacionais foram chamados para ajudar a criar procedimentos que...
tracking img