Filme em nome de deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA ROSA DOS SANTOS ID 202119
FILOSOFIA III
2° ANO SERVIÇO SOCIAL
PROF: MATSUEL
FILME: EM NOME DE DEUS

O filme conta a história do amor proibido ocorrido entre Abelardo e Heloisa.
Abelardo era umrespeitado filósofo e um dos professores mais populares da Escola de Notre-Dame em Paris e conforme os costumes da época não poderiam casar-se.
Heloisa, sobrinha do cônego Fulbert, foi criada eeducada em um convento. Era muito inteligente e instruída. Seu tio pretendia arranjar-lhe um esposo rico.
Abelardo tornou-se seu tutor. Os dois acabaram apaixonando-se e encontravam-se as escondidas comajuda de uma criada, porém essa adoeceu e foi colocada outra que era rígida e não facilitava os encontros até que Fulbert descobriu e, furioso, trancou Heloisa em casa.
Os dois continuaram seencontrando na igreja pois lá Heloisa podia ir sem acompanhante.
Neste meio tempo Heloisa descobre estar grávida e temendo pela reação do tio escreve a Abelardo contando sobre o filho que iria ter. Os doiscombinam como fugir de Paris e Abelardo a leva para casa de sua irmã, onde a deixa.
Após o nascimento de Astrolábio, Abelardo retorna a casa da irmã e casa-se escondido com Heloisa, sem trocas de aliançase beijos.
Os dois deixam seu filho aos cuidados da irmã de Abelardo e retornaram a Paris. Abelardo deixa Heloisa em um convento até convencer as pessoas que um professor pode sim casar-se econtinuar lecionando. No entanto Fulbert descobre tudo planeja sua vingança.
Ele manda castrar Abelardo, e o mesmo aceita essa penitencia “Em nome de Deus”.
Após recuperar-se do castigo, Abelardo entra parauma ordem, tornando-se Padre e instiga Heloisa a fazer o mesmo. E os dois passam o resto de suas vidas em conventos.
Assim, o filme retrata um pouco da sociedade medieval, onde o ofício da igrejamantém as rédeas da sociedade, não se importando com os desejos individuais de cada um.

PERGUNTA: O castigo dado a Abelardo foi cruel, se nos dias de hoje fosse dessa forma, haveria um respeito maior...
tracking img