Filme: como estrelas na terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Universidade e o Curso de Pedagogia: Os Desafios da Produção do Conhecimento e a Relação com a Escola Básica
No presente artigo aborda-se o novo curso de Pedagogia, a partir da palestra proferida ao final da XXI Semana de Ensino e Pesquisa de Educação na UFPR (2008), na qual focalizamos o tema central do evento, referente ao papel da Universidade Pública hoje. Destaca-se de forma breve, aorigem da universidade como lugar de conhecimento, para caracterizar a conformação da universidade no Brasil, trajetória na qual se evidenciam as iniciativas de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, que mesmo frustradas por períodos de ditadura, são marcos que apontam para uma universidade autônoma e voltada aos problemas educacionais nacionais. Considerando essas posições, contextualiza-se o curso dePedagogia, os equívocos e ambigüidades na construção de sua identidade em direção a uma formação crítica e buscando concepções/direcionamentos frente ás necessidades do ensino e formação na sociedade atual. Situa-se o conceito de pedagogo unitário presente na proposta atual da UFPR, vigente desde 1996, que é reiterado e ampliado na nova proposta, considerando os desafios educacionais dacontemporaneidade e a superação dos problemas da Escola Básica. Busca-se caminhar para a construção de movimentos compartilhados e colaborativos de estudo, pesquisa e extensão, que tendem a contribuir para a produção de conhecimento educacional, formando profissionais solidários e qualificados para o enfrentamento dos problemas educacionais, contrariamente á fragmentação histórica da universidade brasileira.Palavras-chave: Universidade; Produção de Conhecimento; Curso de Pedagogia; Escola Básica.

A conformação da Universidade: Ensino Superior como lugar de conhecimento
Buscando caracterizar as questões que circundam a idéia de universidade como local de conhecimento, retomamos sua origem na Antiguidade Clássica Ocidental, na Grécia e em Roma. Com suas escolas de alto nível que formavamespecialistas refinados em Medicina, Filosofia, Retórica e Direito, os mestres da época e sua considerável bagagem de conhecimentos, zelosamente os transmitiam aos discípulos que os tinham como modelo de aperfeiçoamento. Os conhecimentos e métodos desses filósofos e mestres como Aristóteles, Platão e outros são precursores do que hoje definimos como Ensino Superior (LUCKESI, 1984). A trajetória daconstituição da universidade desde a antiguidade passou linhas de pensamento que tiveram início nesses ensinamentos, que adotados pela escolástica na Idade Média influenciaram o conhecimento ocidental e as formas humanas de conhecer, a partir principalmente da filosofia. Na Idade Média, o ensino das universidades era veiculado para a formação do clero pelas universidades do século IV, e caracterizaram-sepelo dogmatismo, ortodoxia e imposições de verdades, que perduraram ao longo do tempo, influenciando o teor e os métodos do conhecimento acadêmico. A partir dos movimentos da Renascença, da Reforma e Contra reforma, no século XV a XVII, a crescente rebelião contra a ordem medieval, resulta no desenvolvimento da ciência moderna. As grandes descobertas científicas do período passam a ser direcionadaspor novos métodos de conhecer. Tais métodos, validados pelo rigor, por leis imutáveis e causais, pela lógica e comprovação a partir da experiência, são consolidados a partir dos grandes filósofos e cientistas como Descartes e Bacon.
No seio do movimento iluminista, do século XVIII, da Reforma e contra reforma, e a partir dos primórdios dos processos industriais, surge a universidade napoleônica,na França, caracterizada pela progressiva perda do sentido unitário da alta cultura e a crescente aquisição do caráter profissionalizante numa vertente pragmática e utilitarista (LUCKESI, 1984).
A industrialização na Europa, no entanto, provoca um despertamento da letargia vigente na universidade, e levando à retomada do pensamento livre, como centro do conhecimento e da pesquisa. Em 1810, a...
tracking img