Como estrelas na terra - filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo dissertar sobre a obra de Silvia Lane e identificar conceitos que se apliquem ao filme estudado “Como estrelas na Terra”.
Exemplos usados no filme e no livro nos darão uma maior compreensão do que é a psicologia social e como ela se manifesta na sociedade.
Enriquecemos nosso texto com uma música de Alice Coper e dois poemas escritos por pessoas queconhecem bem a doença de Ishaan, a dislexia.

Desenvolvimento

O papel da Psicologia Social é estudar os comportamentos que individualizam o ser humano e como é influenciado socialmente, cada ser é diferente do outro. As leis da psicologia dizem que se aprende quando reforçado, mas é a história do grupo ao qual o individuo pertence que dirá o que é reforçador ou punitivo.
A linguagem e asrelações sociais são as causadoras do comportamento humano e convívio social. Nesse contexto percebemos que a sociedade nos impõe regras, costumes, culturas, e “manipulam” nossas atitudes. Tomamos a postura de submissão.
Um dos exemplos compartilhados no livro é a submissão dos soldados. Ordens dadas pelos generais não são questionadas nem discutidas, são executadas no mais absoluto silêncio, docontrário poderá haver danos físicos ou insubordinação que é a negação da própria instituição. Se eles compreendessem a ordem dada, temos a certeza que muitos não obedeceriam.
A abordagem da psicologia social norte americana, se preocupa com minorias grupais de individuos mal adaptados, tem uma ação no mundo concreto é esta voltada a resolver problemas sociais. Tem como objeto de estudo a consciência.Ela não se preocupa com a exclusão e o preconceito. Consideramos a parte em que o professor que percebe o problema de Ishaan, a dislexia, como um exemplo para essa psicologia.
Depois temos a ideia de uma psicologia européia. Diferente da norte americana, ela procura o indivíduo inserido em um contexto amplo para além dos imperativos institucionais, possuindo um olhar crítico da realidade. Possuiuma tendência teórica abstrata. A passagem do filme que deu a entender essa psicologia, são os professores tradicionais de Ishaan, que preocupados com a aula e o conteúdo a ser passado, tiravam ele da sala por considerá-lo um atraso, que mesmo em silêncio atrapalhava os demais.
. No filme “Como estelas na Terra”, o personagem Ishaan é portador de dislexia. Ele tinha uma vida aparentemente normal,era tachado como preguiçoso, esquecido e muitas vezes chamado de burro e encrenqueiro. Sempre vítima de reclamações e castigos na escola.
Muitos professores e profissionais por falta de preparo, ou falta de tempo, não conseguem observar esses sintomas e ajudar. No caso de Ishaan, a escola de maneira geral, não conseguia entender o seu processo de aprendizagem, muitos chegam a acreditar que é umacriança com menos potencial do que as outras. É mais fácil chamar de burro e procurar uma justificativa para o problema do que entender que cada criança é um individuo com processos mentais diferentes, quem nem todos são desinteressados e sim de certa forma limitados para aquele método de aprendizagem. Todo esse preconceito e dificuldade que Ishaan enfrentou em seu meio social o influenciou aficar uma criança tímida e depressiva.
Mesmo assim, Ishann não entendia todas aquelas reclamações, continuava a achar tudo natural, levava tudo na brincadeira e para ele, sem seu mundo suas respostas estavam sempre corretas, como quando ele soma números imaginando uma colisão de planetas.
Numa situação a professora pede que Ishann leia o texto, ele não consegue, tenta explicar para a professora queas letras estão dançando. Se ela tivesse a oportunidade de conhecer o problema, ele não passaria por tantas situações desnecessárias.
Ishaan, como na maioria das escolas em nosso País, tinha professores muito severos e autoritários, com um poder dominante o reprovavam sem ao menos saber o porquê de sua dificuldade em aprender a ler e escrever, apenas afirmava que uns alunos são melhores...
tracking img