Filme analisado: "o show de truman. o show da vida”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Filme analisado: "O show de Truman. O show da vida”

Cena 1 - Truman em seu trabalho recebe uma ordem para negociar fora da ilha, e é avisado que precisa atingir sua cota paranão sofrer corte na empresa.

Análise - Para se manter no emprego (Reforço positivo), Truman decide aceitar o trabalho (Comportamento operante). Ao chegar na balsa e comprar seubilhete, ele não consegue passar pela ponte, por lembrar de um trauma no mar (Comportamento respondente), onde ele supostamente perdeu seu pai em uma tempestade, criando um medo desair da ilha (Punição - o castigo de ter perdido o pai, faz com que ele não queira enfrentar novamente o mar).

Cena 2 - Truman tenta sair da ilha.

Análise - Como Trumancomeça a desconfiar de sua vida, onde todos parecem agir a partir de seus movimentos, ele começa a agir de forma inesperada (Comportamento operante), para tentar se livrar de tudo queestá ao seu redor, parecendo tão falso (Reforço negativo). O mais perto que ele chega então, é entrar em um ônibus com destino a Chicago, mas como todos fazem parte de um elenco,não teria como ele sair da ilha sem que ninguém avisasse os criadores, o que aconteceu assim que ele se sentou. O ônibus "não funcionou", o que o deixou triste e desapontado(Comportamento respondente). Logo depois, tenta sair de carro, sem um destino certo, enfrenta uma ponte sobre o mar para poder chegar à estrada, passa por obstáculos como fogo (Reforçopositivo), até ser parado de vez por um "acidente" em uma usina. Ao conversar com um policial longe de casa que sabia seu nome, Truman estranha e tenta ultrapassar mais uma barreira,mas dessa vez sem sucesso, ele é pego e levado de volta para casa, onde os policiais o deixam avisado de que se o episódio ocorresse novamente, Truman seria preso (Punição).
tracking img