Filippo brunelleschi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dossiê:

Filippo Brunelleschi

Arquitetura e Urbanismo -
Estética e História da Arte I


Filippo Brunelleschi :

Filippo Brunelleschi (nascido Filippo di ser Brunellesco di Lippo di Tura; Florença, 1377 —Florença, 1446) foi um arquiteto e escultor renascentista. Filippo Brunelleschi nasceu em uma família de classe média de Florença; era filho de Giuliana Spini e Brunellesco diLippo, um advogado. Seu pai tentou o influenciar a ser também advogado, a princípio ele tentou seguir os passos paternos. Mas, ao se devotar de corpo e alma a esculpir a obra Sacrifício de Abraão, em 1401, para integrar um concurso que decidiria quem elaboraria os relevos em bronze da porta do batistério florentino, e não ser o eleito, escolheu definitivamente o campo da arquitetura, optandopelas artes, particularmente pela escultura.
 Em 1401 participou, com o painel "O sacrifício de Abraão", ponto alto de sua carreira de escultor, do concurso para a realização dos relevos em bronze da porta do batistério de Florença.
     Decepcionado com o resultado do concurso, ganho por Lorenzo Ghiberti, decidiu dedicar-se à arquitetura. 
Ao voltar a Florença, Brunelleschi estava compensamentos diferentes sobre a arte. No primeiro momento da sua carreira como arquiteto, redescobriu os princípios da perspectiva linear, um método greco-romano de construção que se tratava do uso do ponto de fuga, da relação entre a distância e da redução no tamanho dos objetos. Por seus conceitos ópticos e geométricos os artistas começaram a reproduzir objetos tridimensionais no plano. Com estaredescoberta ocorreu-se uma mudança cultural do modo de ver.
Como arquiteto, sua fama veio após a proposta feita para a cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. Nela era abordada a construção de dupla cúpula que absorveria suas próprias tensões. Para a execução, ele inventou um andaime e uma grua para o transporte de materiais. Seu projeto foi executado sem a utilização decimbre (armação de madeira que é usado de molde e suporte para arcos e abóbadas que são retirados depois que a obra é completada).
Outra obra bem conhecida dele é o Hospital dos Inocentes, outro marco da Arquitetura Renascentista, com suas colunas, pórticos tipo Renascença e arcos Coríntios (ou Florentinos) que tinham voltas perfeitas e esculturas nos círculos centrais entre os arcos,formando medalhões.
Brunelleschi é considerado o pioneiro na Arquitetura Renascentista. Realizou muitas obras durante a sua vida, como a sacristia de São Lourenço, a Igreja do Santo Espírito, o Palácio Pitti e outros. A última de suas grandes obras foi a capela Pazzi, na igreja de Santa Croce, em Florença. Brunelleschi morreu em 15 de abril de 1446 em Florença


Segundo seu biógrafo,Manetti, durante sua longa estadia em Roma, Brunelleschi utilizou meios de representação novos e mais precisos para estudar e reconstruir, junto com Donatello, vários tipos de edifícios da antiguidade, bem como os métodos e técnicas usados pelos antigos para encontrar a curvatura das abóbadas, as ordens vitruvianas ou as proporções musicais – iniciando um campo de descobertas das quais seudiscípulo, Alberti, tiraria vantagem mais tarde
Brunelleschi pode ter construído a perspectiva geometricamente, apesar de que não há prova documentada de que ele o tenha feito; a maioria das inferências apontam mais para um processo empírico-’indutivo’ (…). Segundo Manetti, Brunelleschi não pintou o céu no painel; ao invés disso ele aplicou uma superfície reflexiva (‘arienito brunito’). Seguindoum argumento de Giulio Carlo Argan, Damisch afirma que Brunelleschi considerou que o céu simplesmente não poderia ser representado em perspectiva porque não poderia ser geometrizado. Para Damisch, isso prova que o interesse de Brunelleschi na perspectiva surgiu de suas preocupações arquitetônicas e não da pintura. Por certo é possível pensar neste experimento como uma ferramenta precisa para a...
tracking img