Origem dos grandes grupos de seres vivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Eventos biológicos durante o tempo geológico; evolução humana; classificação das espécies humanas entre os primatas; diversidade geográfica humana e inexistência de “raças humanas”. Os primeiros seres vivos que existiram na face da Terra datam de 3,8 bilhões de anos, e os cientistas os chamam de estromatólitos. Esses seres vivos eram bem simples. A medida que os anos iam passando,eles iam evoluindo e, a partir deles, outra formas de vida iam surgindo.

Classificação das espécies humanas
Os primatas são os mamíferos que compõe a ordem Primata, onde estão incluídos os micos, macacos, gorilas, chimpanzés, orangotangos,lêmures, os babuínos, os seres humanos e outros hominídeos. O polegar, ou dedo opositor, também é uma característica mas não é exclusiva dos primatas(os gambás também têm polegares). Alguns macacos têm os polegares apenas nos seus pés e não nas mãos. O ramo da mamalogia que estuda os primatas é a primatologia.
A ordem dos primatas é informalmente dividida em três grupos principais: os próximos, platirrinos (os macacos do novo mundo) e os catarrentos (macacos do velho mundo), grupo no qual o ser humano se inclui. Os próximos se caracterizam por seusproeminentes focinhos e longas cauda se, nas espécies mais primitivas, por uma tendência à disposição lateral dos olhos.
Neles se incluem os Lemuriformes, Chiromyiformes, Lorisiformese Tarsiiformes. Os platirrinos possuem narinas distantes entre si e voltadas para os lados. Os catarrinos se caracterizam por ter o focinho mais ou menos reto e narinas dirigidas para a frente.
De acordo com asevidências fósseis, os ancestrais dos primatas já existiam no Baixo Cretácio. Estudos com o relógio molecular sugerem que eram ainda mais antigos, tendo se originado pelo menos no Médio Cretácio. Acredita-se recentemente que sejam mais intimamente relacionados aos colugos e, mais distantemente, aos escandêncios. Primatas provavelmente evoluíram dos plesiadapiformes. Alguns paleontólogos acreditam queo Purgatorius, que viveu no estado de Montana seja o primeiro primata do mundo. Entretanto, há também a possibilidade deste pequeno animal ser da ordem dos Plesiadapiformes.
Os primatas atualmente sofrem com um grande problema: o perigo da extinção, pois segundo um relatório preparado pelo Bristol Zoo Gardens, quase a metade das espécies corre risco de extinção devido à cormercialização ilegal,à caça motivada pela venda da carne e ao devastamento de seus habitats, as florestas tropicais.

História evolutiva
Os primatas apareceram há cerca de 60 milhões de anos. O ancestral de todos os primatas foi o plesiadapis. Tinha cerca de 30 cm e era muito semelhante aos atuais musaranhos, por isso muitos antropólogos não o consideram como primata. Mas de fato, o Plesiadapis pode ser considerado o “pai” detodos os primatas.
Dez milhões de anos mais tarde apareceu o Adapis que possuía já uma semi-mão. Media também 30 cm. Estudos do seu corpo mostram que era bem ágil a correr no solo, mas como tinha um grande número de predadores no solo, isso obrigava-o a subir às árvores.

Principais espécies
Na ordem dos primatas, além dos seres humanos, são também bastante conhecidosos gorilas, chimpanzés, bonobos, mandris, babuínos, orangotangos, lêmures, micos. E em destaque na história da biologia, mais especificamente na hematologia, está o macaco rhesus, devido ao sistema sanguíneo fundamentado no fator Rh.
No Brasil, as principais espécies são o cuxiú-preto, bugio, macaco-barrigudo, macaco-prego, mico-leão-dourado (em risco de extinção), muriqui, soim-de-coleira, uacari-branco.Em 2008 pesquisadores da Universidade do Texas encontraram na Indonésia uma espécie de primata que acreditava-se que estava extinta desde de 1921.

Evolução Humana
A milhões de anos a terra foi habitada por hominídeos que procuravam sobreviver por meio da coleta de alimentos, da caça e pesca. 
Trabalhavam a pedra para obter utensílios e armas.
Descobriram o fogo que contribuiu para alterar seus...
tracking img