Filipi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

DE

HISTÓRIA
Nome: Filipi Martins
Nº: 6
Série: 2º E.M
A DITADURA MILITAR BRASILEIRA E OS MOVIMENTOS DE ESQUERDA

A ditadura militar brasileira, que causou muita repressão no país com seus atos institucionais, que previam torturas, censura, etc., teve muitas reações da população.
Muitos grupos, principalmente de estudantes, se organizavam e realizavam passeatas,panfletagens, entre outras formas de protesto, para chamar a atenção da população nacional e internacional para o que estava acontecendo na política brasileira. Era a participação como forma de organização e transformação da sociedade.
A Ditadura Militar no Brasil, que teve início com o Golpe de 31 de março 1964, trouxe graves consequências ao país. O governo militar, extremamente repressivo, articulouvárias ações que ferem os direitos democráticos e políticos da população. Os militares cassaram mandatos de parlamentares, os cidadãos tiveram seus direitos políticos suspensos e funcionários públicos civis e militares foram demitidos ou aposentados. O impacto na economia e na educação do Brasil, entre vários outros setores, também foi grave.

Diante deste cenário é que Fernando Gabeira relata suahistória e de outras pessoas que durante o Regime Militar no Brasil se envolveram em movimentos contra a ditadura. Em seu livro “O que é isso companheiro!” ele relata fatos ocorridos na sociedade brasileira em meados da década de 60 à 70. Gabeira questiona sua ação dentro do movimento de esquerda brasileiro e mostra várias tentativas de transformar a sociedade.

Na época da ditadura militar,muitos grupos, principalmente de estudantes, faziam passeatas como um meio de protesto, de chamar a atenção da população nacional e internacional para o que estava acontecendo na política brasileira. Essas manifestações eram organizadas e divulgadas às pessoas sempre com muita cautela, pois se os militares desconfiassem, a manifestação seria duramente reprimida. Mas quando conseguiam organizar asmanifestações, Gabeira relata que “de repente, não sei como, cinqüenta pessoas se reúnem no meio da rua, tiram suas faixas e cartazes e gritam: abaixo a ditadura!” (GABEIRA, 1980, pg 10).

Esses grupos, na verdade, não surgiam do nada, como pode parecer, pois eles se organizavam em segredo muito tempo antes da manifestação acontecer, mas nunca tinham a certeza de quantas pessoas compareceriam àmanifestação. Agindo na clandestinidade, os militantes reuniam-se em casas de membros do movimento para discutir como, quando e aonde fariam suas manifestações, decidin4do também outras formas de protestar. A panfletagem era uma delas, estes panfletos contra o governo militar eram impressos em gráficas clandestinas. Os integrantes dos movimentos aparentavam ter uma vida normal, trabalhavam de diae a noite organizavam suas manifestações, e a distribuição dos panfletos era feita na madrugada, na porta das fábricas, onde havia grande concentração de pessoas, o que facilitaria também uma possível fuga em caso de repressão policial. Esses panfletos eram idealizados por jornalistas, pois estes, além de terem bom conhecimento de como fazer a redação do panfleto, tinham fácil acesso ao materialnecessário. Assim, "Ao nível da imprensa, o centro da oposição estava localizado no Correio da Manhã, de onde surgiram excelentes artigos condenando o governo”.
(GABEIRA, 1980, pg 30).

Esses artigos criticavam o plano político autoritário, a suspensão dos direitos constitucionais, as perseguições políticas, prisões e torturas aos opositores do governo, entre muitas outras coisas. Todaviaestas críticas eram quase sempre camufladas, afim de não despertar maior censura, como o caso das músicas lançadas na época que continham frases de duplo sentido, para enganar a censura. Uma das formas encontrada pelos esquerdistas de se organizar eram os chamados “Grupos de Cinco” que mostravam-se como uma boa maneira de se manterem unidos e a par dos acontecimentos. Estes grupos ajudavam também...
tracking img