Filipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Assinale V ou F nas alternativas e justifique sua resposta:

A) Embora as moléculas lipídicas sejam livres para se difundirem no plano da bicamada, elas não podem trocar de monocamadas, apenas se mover lateralmente na mesma monocamada

B) As funções das membranas são únicas e exclusivamente estruturais, selando a célula em um compartimento único

C) Todos os carboidratos demembrana plasmática posicionam-se para fora da superfície externa da célula e todos os carboidratos da membrana interna posicionam-se para o citoplasma.

D) Embora os microdomínios lipídicos de membrana não sejam totalmente esclarecidos, sabe-se que eles apresentam os mesmos lipídios das demais regiões da membrana, diferindo apenas na composição de proteínas



2- Comente o significado dedizer que as biomembranas são semipermeáveis

A biomembrana é semipermeável, pois deixa passar apenas algumas substâncias. É composta por fosfolipídios, glicídios, por proteínas associadas a glicídios. Os fosfolipídios constituem a bicamada fosfolipídica. Nesta bicamada existem certas moléculas que atravessam completamente a membrana que são as proteínas transmembranares. E existem outras quesão apenas superficiais. A função destas proteínas e glicídios é de funcionar como receptores de mensagens químicas, e permitem a célula reagir a estímulos químicos. Ainda são de fazer a passagem de certas substancias através da membrana.

3- Qual é a importância da natureza lipoprotéica para as membranas celulares?

A célula é isolada do meio externo por uma membrana lipoprotéica muitofina, formada por fosfolipídios e proteínas, que se apresentam de forma dinâmica, distribuídos conforme o modelo do mosaico fluido, ou seja, os fosfolipídios se deslocam continuamente sem perder o contato uns com os outros, e as moléculas de proteína "flutuam" nestes lipídeos, podendo se deslocar de um lado para o outro. Ela é também responsável pela seleção das substâncias que devem entrar ousair da célula, pois a célula viva deve trocar substâncias com o meio.

4- Explique o que é o glicocálix. Comente as suas funções utilizando exemplos

Basicamente o glicocálix é a primeira estrutura que encontramos, sem precisar penetrar na célula. Ele que protege a célula das agressões físicas e químicas do meio externo. Mas também mantem um microambiente adequado ao redor de cada célula,pois retêm nutrientes e enzimas importantes para a célula. O glicocalix é formado, basicamente, por carboidratos e está presente na maioria das células animais. Têm como função reconhecimento entre células,
reconhecimento de moléculas, união das células com matriz extracelular, proteção agressão física e química, atrair Na+ o que causa diferença de polaridade entre o meio externo e interno dacélula.

5- Esquematize o modelo mais aceito para as biomembranas e comente o que ele representa.

O modelo mais aceito atualmente foi proposto por Singer e Nicholson modelo mosaico fluido, segundo ele a membrana é composta por duas camadas de fosfolipídios onde estão as proteínas. Algumas proteínas estão na superfície de membrana, enquanto outras estão atravessando a membrana de um lado aoutro, essa mistura de fosfolipídios e proteínas nos lembra um mosaico.

6- Qual é o significado da fluidez de membranas? O que pode interferir nessa funcionalidade?

Significa que a membrana é constituída de um mosaico fluído, onde seletivamente ocorre passagem de proteínas e substancias importantes para o funcionamento da célula.
Na membrana existem milhões de receptores para as maisvariadas proteínas, a permeabilidade de membrana plasmática permite que essas proteínas sejam identificadas e colocadas pra dentro da célula, por meio de vesículas.

7- Se a membrana é um ambiente hidrofóbico: A) como uma célula consegue estar inserida e um ambiente hidrofílico (meio extracelular)? B) como ela pode conter proteínas inseridas em sua bicamada lipídica? C) e como o colesterol...
tracking img