Figuras de linguagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FIGURAS DE LINGUAGEM

Uma forma especial de escrever

Na leitura de um texto devemos levar em conta não só a mensagem, mas também a forma como essa mensagem foi elaborada. Vejamos, por exemplo,as estrofes finais do “Soneto de separação”, de Vinícius de Moraes:

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigopróximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

Observe que, nesses versos, destaca-se a repetição de “de repente”, “fez-se” e “se fez”. Mas, em vez deconstituir um defeito, essa repetição tem um importante papel expressivo, pois reforça a ideia central do texto: a separação inesperada daqueles que se amavam, o fim surpreendente do amor.
Às vezes,o autor pode destacar a sonoridade das palavras, como vemos nestes versos de Cruz e Sousa:

"Vozes veladas, veludosas vozes,
volúpias dos violões, vozes veladas,
vagam nos velhos vórtices velozesdos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas"

Acima vemos uma estrofe do poema “Violões que choram” onde o poeta repete várias vezes as letras "v" e "z" para simbolizar a corda grave do violão, dandouma idéia de como o som grave é na realidade. E embora não sejam exclusivos da literatura, esses recursos de expressão, chamados figuras de linguagem, são muito explorados pelos escritores.Apresentamos, a seguir, as principais figuras:

1. Sinestesia: do grego sin- (“reunião) + estesia (“sensação”) – espécie de metáfora que consiste em atribuir a alguma coisa uma qualidade que pertence a outraárea de percepção sensorial; é um cruzamento de dois ou mais sentidos: olfato, visão, audição, gustação e tato.

Ex: A tua voz perfumava o ambiente.

Nesta frase houve um cruzamento desensações: audição (voz) e olfato (perfumava)

2. Metonímia: do grego meta (mudança) + onima (nome) – consiste em empregar uma palavra no lugar de outra, em vista de uma relação de sentido que...
tracking img