Contato social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Contato Social

O contato social é a base da vida social. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana
Existem dois tipos de contatos sociais: primários e secundários.
Contatossociais primários - são os contatos pessoais, diretos e que tem uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. Ex. - contatos familiares (entre paisfilhos irmãos, marido e mulher), vizinhança (entre grupos de brincadeira, amigos grupo de lazer); as relações sociais na escola, no clube. Assim, as primeiras experiências do indivíduo se fazem com baseem contatos sociais primários.

Contatos sociais secundários - são os contatos impessoais, calculados, formais. Trata-se mais de um meio para atingir determinado fim. Ex: o contato passageiro com ocobrador do ônibus, apenas para pagar a passagem; o contato do cliente com o caixa do banco, para descontar um cheque. São também considerados contatos secundários os contatos mantidos através decarta, telefone, telegrama, e-mail. Etc.

É importante destacar que as pessoas que tem uma vida baseada mais em contatos primários desenvolvem uma personalidade diferente daquelas que tem uma vida compredominância de contatos secundários. Um lavrador, por exemplo, apresenta uma personalidade bastante diversa da de um executivo. Com a industrialização e a conseqüente urbanização diminuíram osgrupos de contatos primários, pois a cidade é a área em que há mais grupos nos quais predominam os contatos secundários. As relações humanas nas grandes cidades podem ser mais fragmentadas e impessoais.Caracterizando uma tendência aos contatos sociais secundários e ao individualismo, pois a proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva. A vida nas metrópoles, por exemplo,facilita os conflitos. Um exemplo de individualismo cultivado nas grandes cidades são as brigas no trânsito, cada vez mais freqüentes, muitas com desfecho violento.
Outros exemplos de contatos sociais:...
tracking img