Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EXATAS E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA
CURSO DE DIREITO – CAMPUS IMPERATRIZ





AMANDA LAINA PEREIRA SANTOS














ESTRUTURAS DE MERCADO: MONOPÓLIO, CONCORRÊNCIA PERFEITA, CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA E OLIGOPÓLIO

























Imperatriz
2011

AMANDA LAINA PEREIRA SANTOSESTRUTURAS DE MERCADO: MONOPÓLIO, CONCORRÊNCIA PERFEITA, CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA E OLIGOPÓLIO

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Maranhão – Campus Imperatriz, no Curso de Direito 1º Período como requisito para obtenção da terceira nota da disciplina Economia Política, ministrada pelo Professor LeonardoLeocádio, Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC.















Imperatriz
2011
SUMÁRIO




1 INTRODUÇÃO 3

2 MONOPÓLIO 4

3 CONCORRÊNCIA PERFEITA 6

4 CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA 8

5 OLIGOPÓLIO 11

6 CONCLUSÃO 13

7 REFERÊNCIAS 14
































1 INTRODUÇÃO

Através do estudo das estruturasde mercado podemos considerá-las como modelos que trazem à tona aspectos inerentes à organização dos mercados, influenciam no comportamento da empresa e na organização da indústria e auxiliam no entendimento da maneira como se determinam os preços dos produtos e as quantidades que serão produzidas nos diversos mercados de uma economia.

Com a análise dessas estruturas, são avaliados osefeitos da oferta e da demanda, e a partir disso são determinados o preço e quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço. Esses preços e quantidades (de equilíbrio) dependerão, sem dúvida, da cada forma ou estrutura desse mercado, ou seja, se ele é competitivo, com muitas empresas produzindo um mesmo produto, ou concentrado em poucas ou uma única empresa.

Assim, as estruturas demercado, além de nos ajudar a entender como (e porque) as indústrias e empresas alteram os preços e quantidades da oferta e da demanda, possuem diversas classificações que objetivam distinguir em qual tipo de estrutura uma determinada organização está inserida.

Essas classificações se baseiam principalmente em características como, o número de firmas produtoras no mercado, peladiferenciação do produto e pela existência de barreiras à entrada de novas empresas. Entretanto, alguns autores inserem outros atributos que servem como base na classificação de uma estrutura de mercado: tamanho das empresas, transparência do mercado, os objetivos dos participantes.

Dadas as explicações iniciais, o trabalho a seguir apresentará as quatro distintas estruturas de mercado, dentro domercado de bens e serviços – Monopólio, Concorrência perfeita, Concorrência Monopolística e Oligopólio – e buscará apresentar seus conceitos, exemplos, distinções e similaridades entre elas, para que ao final da leitura, se possa individualizar cada estrutura e perceber qual a influência de cada uma na formação do “equilíbrio” de preços e quantidades dentro de cada mercado em particular.




2MONOPÓLIO

Dentre as estruturas de mercado caracteriza-se, de forma mais genérica, o Monopólio. Este é marcado pelo domínio, de um único fabricante, dos preços e das quantidades de bens ou serviços, disponibilizados para os consumidores. Sendo assim, não existe concorrência na oferta e não há substitutos próximos do produto. A entrada de um novo concorrente no mercado monopolista éimpossível, em termos didáticos, pois na prática, o monopólio puro é raro ou inexistente.

Existem barreiras que impedem qualquer ameaça ao monopólio de determinada empresa. Outra característica importante é seu caráter “opaco”. Os processos que envolvem suas operações e transações são mantidos em sigilo total, verdadeiramente impenetráveis. É essencial citar a importância dessa...
tracking img