Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A TRAJETÓRIA SÓCIO-HISTÓRICA DA ESCOLA RURAL
1. Da Republica Velha ao ruralismo pedagógico (1889/1930)
A República no Brasil (1889), ao se instalar, estabeleceu um debate sócio-político que acabou por culminar com a vitória do liberalismo contemporâneo nas décadas de 1940/50. Confrontando setores antagônicos. a República Velha pretendeu a inserção do Brasil na modernidade do século XX,buscando no processo escolar a fonte de inspiração para esse salto qualitativo.
A “República Educadora” estabeleceu a escolarização como alavanca para o progresso. , criado na sociedade brasileira da época um novo projeto de vida, o sonho da República espalhando as luzes da instrução para todo o povo brasileiro e democratizando a sociedade, considerando que a educação era um quase privilégiodas camadas elevadas.
no final do Império, um número significativo de congregações religiosas instalou escolas de ensino médio nas principais províncias, permitindo a escolaridade das classes medis e inferiores do meio urbano.
Mesmo a República- sob inspiração positivista/cientificista-não procurou desenvolver uma política educacional destinada á escolaridade rural. a sociedade brasileirasomente despertou para a educação rural por ocasião do forte movimento migratório interno dos anos 1910/20,quando um grande número de rurícolas deixou o campo em busca das áreas onde de iniciava um processo de industrialização mais amplo.
” que, segundo a professora Eni Marisa Maia, pretendia “... uma escola integrada ás condições locais regionalista, cujo objetivo maior era promover a fixação do homemao campo” (Maia,1982:27).
Concomitante explodia a ideologia do colonialismo que, ao defender as virtudes do campo e da vida campesina, mascarava sua preocupação maior: esvaziamento populacional das áreas rurais. Ao mesmo tempo, ideologicamente, o ruralismo esteve vinculado a outras fontes sócio-políticas e culturais da época (o movimento nacionalista e o movimento católico do início doséculo).
O ruralismo no ensino permaneceu até a década de 1930, . Somente após os primeiros sintomas de uma transformação mais profunda no modelo econômico agroexportador é que a escolaridade, de maneira geral, tomaria posições mais arrojadas. Tal fenômeno ocorreu a parti de dois aspectos: primeiramente, as lançadas pelos “Pioneiros da Educação Nova”; em segundo lugar, as novas tendênciassociais e políticas oriundas das reivindicações urbanizaram iniciadas na década de 1920.

2. Escolaridade rural no Estado Novo (1930/1945)

As proposições e o movimento revolucionário de 1930- fortemente centrados na visão liberal - trouxeram á sociedade brasileira uma nova forma interpretativa do processo produtivo e econômico, Confirmadas na Constituição de 1934 taisprerrogativas viriam a ser substituídas pela interpretação nacionalista de Vagas.
. Ao que parece, a grande “missão do professor rural seria a de demonstrar as “excelências” da vida no campo, convencendo o homem a permanecer marginalizado dos benefícios da civilização urbana (Maia, 1982:28).
Em 1942 a escolarização rural foi reforçada durante o VIII Congresso Brasileiro de Educação, que enfatizou astendências nacionalista-burguesas do Estado Novo ,esse Congresso de Educação apenas preconizou que,se a antiga oligarquia já não mais existia, no momento nova oligarquia estava no poder,tão conservadora quanto a anterior porém referindo-se obviamente á burguesa em ascensão.Indiretamente,em termos de educação,esse congresso foi porta-voz dessa “nova oligarquia. Nem liberal nem capitalistamonopolista, mas com um discurso essencialmente conservador-nacionalista, esse Congresso de Educação não definiu claramente os óbices da produção agrícola brasileira e da própria educação rural.
3. Educação rural e a redemocratização (1945/1964)
As discussões sobre a educação, acontecidas na década de 1930, adiantaram as proposições que surgiram em meados da década de 1940, É importante...
tracking img