Fichamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“AS POLÍTICAS SOCIAS E A MUDANÇA DE RUMO DE NOSSA HISTÓRIA” Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica, Rio de Janeiro: vol. 1 no. 2, julho/dezembro 2009, p. 4-19.“[...] Estado de Bem Estar Social, com amplo potencial de influenciar não só na vida dos beneficiários diretos de nossas políticas, mas também no rumo do desenvolvimento de toda a nação, conferindo-lheum caráter mais justo e, por isso, uma estrutura mais sustentável.” (p.02).
O Estado do Bem-Estar não é tanto a intervenção estatal na economia e nem nas condições sociais como o objetivo demelhorar os padrões de qualidade de vida da população, mas o fato dos serviços prestados a serem considerados direitos dos cidadãos.
“O fato é que a questão social no Brasil, até pouco antes da Revoluçãode 1930, era considerada como uma questão de polícia – e não de políticas públicas.” (p.04).
A questão social antes da Revolução de 1930 era trata como a questão de caridade aos pobres, pois o Estadoconsiderava que as questões de vulnerabilidade que os pobres passavam poderiam ser tratadas como uma marginalidade, devido ao fato de manifestações que a população fazia para conseguir os seusdireitos.
“Conhecida como “Constituição Cidadã”, ela coloca, pela primeira vez, as políticas sociais no campo das políticas públicas, na perspectiva ainda em construção no Brasil da seguridade social,abrangendo as políticas de assistência, previdência e saúde.” (p.05).
A Constituição Cidadã foi um grande marco na historia brasileira, pois grandes mudanças ocorreram devido a Constituição como: leisvoltadas para a área social.
“O Estado Brasileiro demorou a engajar-se de forma inequívoca na superação da pobreza e das desigualdades.” (p.06).
O Brasil demorou na qualidade de vida da populaçãoque necessita da ajuda do governo em programas sociais e leis voltadas para amenizar a pobreza e as desigualdades.
“[...] redução da pobreza, os dados indicam ainda que as políticas sociais vem...
tracking img