A historia do esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DO ESPORTE
Na Idade da Pedra – O homem (Homo Sapiens) teria surgido por volta de 120 mil a 200 mil anos atrás. Esse aparecimento do homem é fundamental para explicar o surgimento das práticas pré-esportivas ou primeiras práticas corporais, que eram atividades naturais e tinham como função a sobrevivência. Desse modo, na busca de alimentos e vestimentas e na luta contra grandesanimais, o homem das cavernas utilizava a corrida,  os saltos, os arremessos, a natação, a luta, a caça e a pesca.
PRÉ-HISTÓRIA: O MARCO INICIAL DO ESPORTE ANTIGO
Ao longo dos anos, o esporte do homem das cavernas foi se aprimorando até os dias de hoje em que temos acesso a olimpíadas e competições.
Por volta de 3000 A.C. nas civilizações mais antigas, em geral, as atividades físicas ou práticascorporais serviram para a luta pela existência, ritos e cultos, preparação guerreira e jogos e práticas atléticas. Na Índia, tinham um objetivo doutrinário, medicinal, associando massagem, respiração, pureza e bondade; na China, eram utilitárias (úteis nas atividades diárias), terapêuticas e higiênicas; no Egito, visavam ao equilíbrio, à força, à flexibilidade e à resistência; no Japão, a finalidadeera médica, higiênica, filosófica, moral, religiosa e guerreira (esta última era exigida para os Samurais). Muitas atividades dessas civilizações mais antigas se transformariam em esportes (esgrima, lutas, natação, remo, boxe, corrida, arco e flecha), enquanto outras desapareceriam no curso do tempo.
GRECIA ANTIGA
Na Grécia Antiga, os jogos desempenharam um papel fundamental em cerimônias,homenagens a personalidades e deuses gregos e em festas religiosas e populares nas cidades. Os primeiros jogos gregos foram fundamentais, pois deram origem aos Jogos Olímpicos (Olimpíadas), cuja primeira competição teria ocorrido em 776 A.C.
Jogos Fúnebres
Homenagem a grandes personalidades que faleceram especialmente vítimas de guerras nos períodos de 480 a.C. a 490 a. C.
Jogos Ístmicos
Origináriosda cidade de Corinto, eram realizados a cada dois anos.
Jogos Píticos
Realizados em Delfos, em homenagem ao Deus Apolo (528 a.C.).
Jogos Nemeus
Realizados em homenagem a Zeus.
Jogos Olímpicos da Antiguidade: considerados como os principais jogos da Antiguidade. Eram realizados nas cidades de Olímpia e Élida, de quatro em quatro anos, para homenagear Zeus. O destaque eram as provas decorrida de estádio, as corridas de bigas e as lutas. Os vencedores recebiam uma coroa de ramos de oliveira e outras honrarias. Esses jogos se tornaram tradicionais como esportes antigos.
Atualmente, os Jogos Olímpicos são realizados a cada 4 anos (anos pares). São simbolizados pelos chamados anéis olímpicos de 5 cores.
NASCIMENTO – 776 A.C.
Embora alguns escritos mencionem que os  Jogos Olímpicosteriam nascido por volta de 2500 A.C., a primeira competição olímpica teria sido realizada só em 776 A.C., na cidade de Olímpia e foi, inicialmente, realizada, de 4 em 4 anos, na forma de festivais religiosos e esportivos em louvor a Zeus, o maior deus grego. As modalidades desportivas realizadas nos Jogos Olímpicos da época clássica eram: boxe; pentatlo (que é constituído por arremesso de disco ―pedra ou metal ― e dardo); salto em comprimento; corrida (os atletas corriam por uma pista de pedra descalços e nus, untados com óleo) e luta livre (nesta luta, também denominada de Pankration, não havia qualquer precaução para não ferir o adversário, e até mesmo o estrangulamento era permitido); remo; corridas equestres; e, por fim, corrida de mensageiros e trombeteiros. Eram de tal modoimportantes esses eventos que se chegava a parar guerras para a sua realização. Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades-estado e ganhavam uma coroa de louros. Só mais tarde é que começaram a receber o prêmio em moeda.
DESAPARECIMENTO – 393 D.C.
Em 393 D.C, o imperador romano Teodósio I, ao converter-se ao Cristianismo, proibiu todas as festas pagãs, incluindo as Olimpíadas. Em 426 D.C.,...
tracking img