Maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
PROFª: Ms. SOCORRO MOURA
TURMA: 09T1B
ENTREGA: 01/10/2012
ALUNO (a): REGINA FRITCH TEIXEIRA ESILVA

ESTUDO DIRIGIDO:
O pensamento político de Maquiavel

1. Apresente o contexto histórico em que foi produzida a obra de Maquiavel, considerando as dimensões gerais específicas do contexto, eestabeleça a relação existente entre a obra e o contexto.
R: A Itália, até 1494, graças aos esforços de Lourenço, o magnífico, a península experimentou uma certa tranqüilidade, mas nos últimos anos doséculo, a desordem e a instabilidade eram incontroláveis. As dissensões internas e entre regiões somaram-se as invasões das poderosas nações vizinhas, assim os Médicis são expulsos de Florença;acirram-se as discórdias entre Milão e Nápoles; os domínios da Igreja passam a ser governados por Alexandre VI, um Papa espanhol da família Borgia, guiado por ambições sem limites; o rei Carlos VIII, daFrança, invade a península e consegue dominá-la de Norte a Sul. Pouco tempo depois, com a morte do papa Alexandre VI, o trono é ocupado por Júlio II, que se alia primeiro aos franceses contra Veneza.
Em1948, Maquiavel passa a ocupar a Segunda Chancelaria, posição de considerável responsabilidade na administração do estado. Cumpriu uma série de missões tanto fora da Itália como internamente,destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional. Quando os Médicis voltaram ao poder, Maquiavel é demitido, proibido de abandonar o território Florentino e lhe é vedado o acesso a qualquerprédio público. Em 1513, é considerado suspeito, acusado de participar da fracassa conspiração contra o governo dos Médicis. Foi preso, torturado e condenado a pagar uma pesada multa. No mesmo ano,mudam-se os chefes, mas Maquiavel, após tentativas inúteis de voltar a exercer seus cargos e sua vida pública, exilado em seu próprio país, inicia uma nova fase, escrevendo suas obras conhecidas até...
tracking img